Avaliação de facilidade de uso e eficiência de API para quantificação de resíduos a partir de modelo BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.1978Palavras-chave:
Resíduos, Interface de programação de aplicativos, Autodesk Revit®, Plug-inResumo
Este artigo avalia a facilidade de uso e eficiência de uma interface de programação de aplicativo (API) chamada WasteBIM e identifica pontos de melhoria. A avaliação ocorreu a partir de seis etapas metodológicas: identificações de atuais limitações, modelagem BIM de residência unifamiliar no sistema de paredes de concreto moldadas in loco (PCML), revisão de quantidades de resíduos geradas em estudo anterior, quantificação de resíduos a partir de modelo BIM no sistema PCML, análise comparativa e avaliação. Os resultados sugerem a atualização dos índices de perdas adotados para todos os materiais para garantir uma maior eficiência dos resultados obtidos pela API.
Referências
ARAÚJO, C. S. Sistema para Rastreamento e Gestão de Recursos Físicos Integrando IOT e BIM: Aplicação no Sistema de Parede de Concreto Moldado in Loco. 224f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
AZEVEDO, G. O. D.; KIPERSTOK, A.; MORAES, L. R. S.; Resíduos da construção civil em Salvador: os caminhos para uma gestão sustentável. Eng. Sanit. Ambient., v. 11, n. 1, p. 65-72. 2006. DOI: https://www.scielo.br/j/esa/a/LB9mqGzbdskdNMFr6BjhzWS/?lang=pt
BARROS, B. P.; HOCHLEITNER, H. D. Criação de um Plug-in Aliado à Tecnologia BIM para Quantificação de Resíduos de Construção em uma Habitação Unifamiliar. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais. 6. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
CONAMA, Resolução 307, de 05 de julho de 2002. Diretrizes e procedimentos para gestão dos resíduos da construção. Brasília: MMA/CONAMA, 2002. DOI: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=305
MACÊDO, J.S. Um Estudo Sobre o Sistema Construtivo Formado por Paredes de Concreto Moldadas no Local. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
MARCOS, M. H. C.; Método de obtenção de dados de impactos ambientais, durante o processo de desenvolvimento do projeto, através do uso de ferramenta BIM. 144f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
MIARA, R. D. Melhoria da Gestão dos Resíduos da Construção Civil Através de Aplicativo Baseado em Modelo BIM. 120f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia da Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
OLIVEIRA, V. H. M.; SERRA, S. M. B. Controle de obras por RFID: sistema de monitoramento e controle para equipamentos de segurança no canteiro de obras. Ambiente Construído, v. 17, n. 4, p. 61-77, 2017.
PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 218f. Tese (Doutorado em Engenharia da Construção Civil) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SANTANA, I. T. M.; MELO, R. S. S. de.; ALBERTE, E. P. V..; MIARA, R. D.; SCHEER, S. Análise comparativa de APIs integradas ao BIM para fomento da economia circular na construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/516/943.
SILVA, J. L. da; MUSSI, A. Q., SILVA, T. L. da; ZARDO, P.; RIBEIRO, L. A. Desenvolvimento de plug-ins voltados para a análise de requisitos da Norma de Desempenho Brasileira. Gestão & Tecnologia De Projetos, v.14, n.2, p. 46-64, 2019. https://doi.org/10.11606/gtp.v14i2.147285