USO DO CLUSTERING PARA ANÁLISE DO IMPACTO DO SISTEMA CONSTRUTIVO NO CONSUMO DE ÁGUA, CONSUMO DE ENERGIA E GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE CANTEIRO DE OBRAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.985Palavras-chave:
Indicadores de sustentabilidade, Canteiro de Obras, Impacto ambiental, ClusteringResumo
O setor da construção ainda contribui bastante com impactos negativos causados ao meio ambiente, porém está ciente da sua responsabilidade com a sustentabilidade no ciclo de vida de uma edificação. Visando a mitigação de impactos, o setor tem usado a medição de desempenho, com o emprego de indicadores ambientais. No entanto, muitas vezes os gestores avaliam esses indicadores do ponto de vista qualitativo, não utilizando técnicas de análise quantitativa, as quais podem explicitar tendências e problemas não tão evidentes. Assim, o objetivo desse estudo piloto é avaliar a eficácia da técnica clustering (agrupamento) para análise de padrão de impacto ambiental de obras de edificações, a partir de valores de referência dos indicadores do PBQP-H. O estudo aplicou a técnica visando identificar se o sistema construtivo é uma característica do projeto de construção que tem influência nos impactos ambientais associados a esses indicadores. A principal contribuição desse estudo é a identificação do clustering como possível instrumento nesse tipo de análise, uma vez que foram verificadas tendências de agrupamento de canteiros por sistema construtivo.
Referências
ARAUJO, V. M. Práticas recomendadas para a gestão mais sustentável de canteiros de obras.
Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.
CARDOSO, F. F.; ARAUJO, V. M. Levantamento do estado da arte: Canteiro de obras (Documento 26). Habitação mais sustentável. Projeto Tecnologias para construção habitacional mais sustentável, Projeto Finep 2386/04, São Paulo, 2007.
FONTELLES, J. M.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R.G. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, Pará, v. 23, n. 3, jul./set. 2009.
FERNANDES, L. L. A. Análise do desempenho ambiental de obras de edificações com base nos indicadores de sustentabilidade do PBQP-H. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia – Escola Politécnica da UFBA. Salvador, 2020.
LINDEN, R. Técnicas de Agrupamento. Revista de Sist. de Inf. da FSMA, n. 4, pp. 18-36, 2009.
MACIEL, A. M.; VINHAS, L.; CÂMARA, G. Uso de algoritmos de clustering para separação de tipos de uso e cobertura da Terra utilizando dados de sensoriamento remoto. In: WORKSHOP DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO APLICADA DO INPE, 14. (WORCAP), 2014, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos.
OHATA, A. T.; QUINTANILHA, J. A. O uso de algoritmos de clustering na mensuração da expansão urbana e detecção de alterações na região metropolitana de são paulo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12. (SBSR), 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos.
PEDREGOSA, F.; VAROQUAX, G.; GRAMFORT, A.; MICHEL, V.; THIRION, B. Scikit-learn: Machine Learning in Python. Journal of Machine Learning Research, v. 12, p. 2825-2830, 2011.
SILVA, V.G., Indicadores de sustentabilidade de edifícios: estado da arte e desafios paradesenvolvimento no Brasil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 47-66, 2007.
TAM, V. W. Y.; TAM, C. M.; ZENG, S. X.; CHAN, K. K. Environmental performance measurement indicators in construction. Building and Environment, v. 41, p. 164-173, 2006.