DESEMPENHO ACÚSTICO DE DIFERENTES TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL INTERNA DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1480Keywords:
Norma de Desempenho, Desempenho Acústico, Paredes Internas, Ruído aéreoAbstract
A norma de desempenho, no Brasil, trouxe para o mercado da construção o desafio de inovar e melhorar as práticas construtivas para que sejam atendidos os critérios estabelecidos pela norma. Dentre esses requisitos, o desempenho acústico da edificação entra em pauta depois de um longo tempo sendo preterido mediante técnicas construtivas mais baratas e racionalizadas. Neste trabalho é apresentado um estudo de caso comparativo de duas técnicas construtivas de paredes internas geminadas de diferentes edificações de uma mesma construtora da cidade de Maceió/AL, sendo uma anterior a vigência da norma, construída com métodos tradicionais (bloco cerâmico, juntas verticais e horizontais de argamassa e revestimento) e outra após a vigência da norma, utilizando um sistema com maior densidade (blocos de concreto preenchido com argamassa pobre de traço 1:14 de cimento e areia, juntas horizontais e verticais e revestimento), com o objetivo de avaliar a eficiência diante do critério de isolamento acústico de ruído aéreo deste último sistema construtivo de vedação vertical interna (paredes internas). Após o desenvolvimento do estudo, pode-se concluir que o método é eficaz perante as exigências da norma, chegando a atender o nível intermediário de desempenho, porém o sistema é economicamente mais dispendioso.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: EdificaçõesHabitacionais: Desempenho. ABNT, Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA. Manual ProAcústica sobrea Norma de Desempenho. ABQA, São Paulo, 2015.
BORGES, C. A. M. NBR 15575 Norma de Desempenho Impacto para as construtoras,Rio de Janeiro. Palestras. SINDUSCON, Rio de Janeiro, 2013.
CARRARO, F.; JUCÁ, T. Norma de Desempenho cheira a Oportunidade. RevistaConstruir Mais SINDUSCON, Goiás, julho, 2014.
CARRARO, F.; JUCÁ, T. Obras mal feitas com os dias contados. Goiás, s.d. Disponívelem: < http://www.centraldedesempenho.com.br/servicos/norma-dedesempenho/introducao-a-abnt-nbr-15-5752013-a-norma-de-desempenho/ >Acesso em: 20 de agosto de 2016.
COMITÊ BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Desempenho das EdificaçõesHabitacionais Guia Orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013.CBIC, Brasília, 2013.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF STANDARDIZATION. Acoustics Fieldmeasurement of sound insulation in building and of building elements Part 1:Airborne sound insulation. ISO 16283-1. Geneva, 2014.