ANÁLISE DE UM PROJETO DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES À LUZ DAS ÁREAS DE CUSTOS E PARTES INTERESSADAS DO GUIA PMBOK®

Autores

  • Rebecca G. R. Marinho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Júlia M. C. Carvalho INBEC Fortaleza
  • Daniela A. Costa Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Francisco W. F. Maciel Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1169

Palavras-chave:

PMBOK®, Gerenciamento, Custos, Stakeholders, Fornecedores

Resumo

A implementação de procedimentos gerenciais está continuamente crescendo visto que as empresas estão buscando serem mais precisas na gestão de projetos. Com esse desejo, gera-se uma necessidade de ter um maior controle e execução de prazos e orçamentos que, acarretarão na satisfação das partes interessadas do projeto, como por exemplo sócios, fornecedores e clientes. Para melhor atender à gestão de projetos, foi criado um guia de boas práticas, conhecido como Guia PMBOK®, que garante eficiência em atividades, processos, grupos, setores empresariais e projetos. Com base nesse Guia, foi produzido o presente estudo, que tem como objetivo, utilizar a metodologia de estudo de caso, analisando um projeto de residências unifamiliares. Foi elaborada uma curva ABC de materiais com objetivo de mensurar os impactos dos materiais e fornecedores, no orçamento da construção. Por fim, concluiu-se que sem uma análise mais específica, uma empresa pode vir a se enganar sobre quais são seus principais supridores de materiais em termos de custos, visto que comprar em quantidade não necessariamente significa uma grande repercussão no orçamento. Ter em mente a análise conjunta de stakeholders e custos amplia a concepção de um projeto eficiente e uma empresa que possui esta visão se destacará perante seus concorrentes.

Referências

BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração. Tradução: Allan Vidigal Hastings. Revisão técnica: Gilmar Masiero. 2ª Edição. AMGH, 2012.

BOMFIM, D. F.; NUNES, P. C. de A.; HASTENREITER, F. Gerenciamento de projetos segundo o guia PMBOK: deságios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 3, 2012.

BRUNI, A. L., FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços. 6ª Edição – São Paulo: Atlas, 2012.

DA ROSA, J. P. C; ESTEVES, P. C. L. Gestão das partes interessadas no contexto das metodologias de gestão de projetos. Revista Espacios, v. 38, n. 21, 2017.

MAGALHÃES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. Revista Gestão & Produção, v. 25, n. 1, 2018.

MATTOS, A. D. Planejamento e Controle de Obras. 1ª Edição. São Paulo: Editora Pini, 2010.

MOTA, K. Benchmarking. Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Brasília, 2015.

PMBOK®. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 6ª Edição, Project Management Institute, 2017.

SANTOS, L. F. et al. Análise de stakeholders na Gestão de Projetos Sociais. Revista de Gestão e Projetos, v. 10, n. 1 Jan./Abr. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5.

ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MARINHO, Rebecca G. R.; CARVALHO, Júlia M. C.; COSTA, Daniela A.; MACIEL, Francisco W. F. ANÁLISE DE UM PROJETO DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES À LUZ DAS ÁREAS DE CUSTOS E PARTES INTERESSADAS DO GUIA PMBOK®. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1169. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1169. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.