USO DE CONCRETO POROSO EM CALÇAMENTOS E VIAS DE TRÁFEGO LEVE COMO ALTERNATIVA PARA DRENAGEM URBANA

Autores

  • Gabriell Bussolotto Faculdade Guarapuava
  • Rafaella Salvador Paulino Faculdade Guarapuava
  • Luis Fernando Sequinel Faculdade Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1274

Palavras-chave:

Concreto permeável, Permeabilidade, Porosidade

Resumo

O concreto poroso possui capacidade de drenagem superior ao concreto convencional, o que contribui com a redução da vazão das águas pluviais presentes nos centros urbanos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade do uso deste material, tendo em vista a capacidade de suporte requerida pelos pavimentos. Para isso, produziram-se concretos de traço 1:3,26 (cimento Portland: agregado graúdo) e relação água cimento de 0,34, os quais foram avaliados quanto ao índice de vazios, massa específica, resistência à compressão e permeabilidade por carga constante. Verificou-se por meio dos resultados que os concretos apresentaram um valor médio de 19,08% para o índice de vazios, 1946kg/m³ para massa específica, 13,35MPa para resistência à compressão aos 28 dias e 8,43mm/s para o índice de permeabilidade. Concluiu-se que o concreto poroso se apresentou como uma alternativa viável de resposta à problemática do escoamento superficial da água, podendo ser aplicado como pavimentos para calçadas em áreas de circulação exclusiva de pedestres ou vias de tráfego leve.

Referências

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

BUSSOLOTTO, Gabriell; PAULINO, Rafaella Salvador; SEQUINEL, Luis Fernando. USO DE CONCRETO POROSO EM CALÇAMENTOS E VIAS DE TRÁFEGO LEVE COMO ALTERNATIVA PARA DRENAGEM URBANA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–3. DOI: 10.46421/entac.v18i.1274. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1274. Acesso em: 21 nov. 2024.

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