Análise da matriz curricular do curso diurno da FAUFBA

verificação da interface com BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.1968

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Graduação, Arquitetura, UFBA

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da análise do currículo do curso diurno de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA objetivando identificar interfaces entre os componentes curriculares existentes e BIM. Adotou o método proposto por [2] e atualizado [3]. Identificou 17 componentes curriculares com clara interface com BIM e outros 5 com interface possível. Destes, separou aqueles com maior facilidade de inserção do BIM, considerando a estrutura existente no curso. O trabalho é uma etapa do projeto “Célula BIM na UFBA´” e espera contribuir para a difusão do BIM no ensino de graduação de Arquitetura.

Biografia do Autor

Roberta Pinto Teles , Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (Salvador – BA, Brasil).

Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Manoela de Siqueira Leiro , Universidade Salvador / Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador. (Salvador -BA, Brasil)

Ana Paula Carvalho Pereira , Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto no Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Salvador - BA, Brasil).

Andrea Verri Bastian , Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia. Professora do Curso de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Salvador – BA, Brasil)

Érica de Sousa Checcucci , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1:2013. Emenda 1:2021.

BRASIL. (2020). Decreto n. 10306, de 02 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

CNE. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc _download&gid=5651&Itemid=. Acesso em: 17 mar. 2022.

FAUFBA. Plano de curso da disciplina Expressão Gráfica 1. Disponível em: https://arquitetura.ufba.br/pt-br/programacao-didatica?field_cod_disc_value=&title= express%C3%A3o&field_dias_planocurso_value=&field_nome_docente_value=. Acesso em: 3 maio 2022.

MACIEL, S. D. O processo criativo da forma arquitetônica em ambiente digital: aspectos tecnológicos, cognitivos e pedagógicos. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019. Orientador: Arivaldo Leão de Amorim.

MACIEL, S. D.; AMORIM, A. L.; CHECCUCCI, E. S. Ensino de projeto de arquitetura em ambiente digital: uma experiência na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 13, n. 1 p. 21-38, 2018. ISSN: 1981-1543.

MACIEL, S. D.; AMORIM, A. L.; CHECCUCCI, E. S.; SANTOS, K. B. The creative process in architectural design on a digital environment: an experience with beginner students. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 22., 2018, São Carlos. Proceedings [...]. São Carlos: Blucher, 2018. ISSN: 2318-6968. DOI: 10.5151/sigradi2018-1580.

MACIEL, S. D.; AMORIM, A. L.; CHECCUCCI, É. S.; SANTOS, K. B. Ateliê digital integrado: segundo ano da experiência de ensino de projeto arquitetônico mediado por computador. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.16, n.1, p.60-79, jan.2021. https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/163235. Acesso em: 13 dez. 2021.

MÉTODO de identificação da interface com BIM na matriz curricular. Érica de Sousa Checcucci. 2021. 1 vídeo (27:58 min). Publicado pelo canal do Youtube GT TIC ANTAC. Playlist Células BIM. 7 mai. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= 8i32NV4PLjc&list=PLkL20v6GBV3yEjceOKS8WpQd4xxemV6A2&index=2&t=15s. Acesso em: 17 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

TELES , Roberta Pinto; NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas de Souza; LEIRO , Manoela de Siqueira; PEREIRA , Ana Paula Carvalho; BASTIAN , Andrea Verri; CHECCUCCI , Érica de Sousa. Análise da matriz curricular do curso diurno da FAUFBA: verificação da interface com BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v19i1.1968. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1968. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.