Tendências e desafios para adoção BIM no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2006

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil

Resumo

BIM vem sendo discutido em diversas áreas, principalmente na educação. Entre as ações para sua disseminação, destaca-se o Projeto Construa Brasil. Este trabalho analisa métodos para adoção BIM no ensino. Para isso, realizou-se uma pesquisa em trabalhos disponíveis no Portal BIM Acadêmico. Análise curricular com proposta de alteração da grade foi a abordagem mais utilizada. Entre as dificuldades estão a falta de conhecimento sobre BIM pelos docentes. Dentre as soluções, destaca-se a realização de cursos, palestras e workshops com o intuito de capacitá-los. Observa-se que há poucos trabalhos sobre o tema, reforçando a importância deste para implementação BIM no ensino.

Biografia do Autor

Larissa de Quadros Bianchini, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria. (Santa Maria - RS, Brasil).

Eduardo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

André Lübeck, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

BIANCHINI, Larissa de Quadros; SANTOS, Eduardo Ribeiro dos; LÜBECK, André. Tendências e desafios para adoção BIM no ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2006. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2006. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

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