Influência das etapas iniciais de projeto arquitetônico no desempenho ambiental da edificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2086

Palavras-chave:

Certificação Ambiental, Estudo Preliminar, Processo de Projeto, Conforto, BIM

Resumo

O presente trabalho visa enfatizar sobre a importância da consideração dos critérios de desempenho para uma edificação, desde as etapas iniciais do processo de concepção de projeto do empreendimento. Para tanto, foi realizado um levantamento sobre os requisitos ambientais apresentados pelas principais certificações utilizadas no Brasil e a seguir verificado como os respectivos atendimentos se dão ao longo do processo de projeto. Observa-se felizmente, que a maioria das certificações examinadas consideram a necessidade de atendimento de requerimentos ambientais nas etapas iniciais de projeto, ou seja, desde a concepção do empreendimento até ao estudo preliminar.

Biografia do Autor

Alessandra de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Arquitetura (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado no Laboratory for Analysis and Architecture of Systems (Toulouse - França). Coordenador do Grupo de Pesquisa Projeto Arquitetura e Sustentabilidade e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Referências

ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-1. Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projeto arquitetônicos e urbanísticos - Parte 1: Diretrizes e terminologia. 2017.

ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-2. Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projeto arquitetônicos e urbanísticos - Parte 2: Projeto arquitetônico. 2017.

CAIXA. Guia Selo Casa Azul. Caixa. 2022

C MARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras - parte 1: Fundamentos BIM. Brasília, 2016.

ELETROBRAS. Regulamento técnico da qualidade para o nível de eficiência energética de edificações residenciais. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-INMETRO. 2012

Fundação Vanzolini e Cerqual. Referencial de avaliação da qualidade ambiental de edifícios residenciais em construção. Processo AQUA: Construções sustentáveis. 2021.

GONÇALVES, Joana Carla Soares; BODE, Klaus (org.). Edifício ambiental. 1. ed. Oficina de textos, 2015.

KRAUSE, Claudia Barroso et al. Princípios de alta qualidade ambiental aplicados ao processo de seleção de projetos de arquitetura: o laboratório NUTRE. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 7, ed. 1, p. 73-89, maio 2012.

SALGADO, Mônica Santos et al. Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, ed. 4, p. 81-99, out. 2012.

SALGADO, Mônica Santos. Projeto integrado - caminho para a produção de edificações sustentáveis: a questão dos sistemas prediais. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Fortaleza, ed. XII, 2008.

USGBC. LEED v4 para projeto e construção de edifícios. U. S. Green Building Council. 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

DE OLIVEIRA COSTA, Alessandra; EURICO GONÇALVES BASTOS, Leopoldo. Influência das etapas iniciais de projeto arquitetônico no desempenho ambiental da edificação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–18. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2086. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2086. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.