Avaliação da capacidade de carga à tração em estacas escavadas com a adição do aditivo MC-Quellmittel

Autores

  • Diogo Bevilaqua Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Caroline Zolett Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Daniela Tamara Fileski Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Andressa Vigne Xavier Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Luana Peroza Piaia Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Carla Cristina Secchi Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Paola Avila Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Valdir Eduardo Olivo Prefeitura Municipal de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2177

Palavras-chave:

Estacas submetidas à tração, Capacidade de carga, Aditivo expansor, Atrito lateral

Resumo

Com o avanço da construção de edificações mais esbeltas são necessárias novas soluções para melhoria das fundações em relação aos esforços de tração. Neste estudo, comparou-se valores de capacidade de carga pelo método teórico de tronco de cone aos obtidos pela prova de carga in situ. Para isso foram confeccionadas seis estacas, sendo três concretadas com o uso do aditivo expansor MC- Quellmittel e três sem o uso desse. Constatou-se que a adição de 0,15% do aditivo MC- Quellmittel ocasionou um aumento de 10,9% no atrito lateral, resultando em um ganho na capacidade de carga à tração nas estacas.  

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

BEVILAQUA, Diogo; ZOLETT, Caroline; FILESKI, Daniela Tamara; XAVIER, Andressa Vigne; PIAIA, Luana Peroza; SECCHI, Carla Cristina; AVILA, Paola; OLIVO, Valdir Eduardo. Avaliação da capacidade de carga à tração em estacas escavadas com a adição do aditivo MC-Quellmittel. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–10. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2177. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2177. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos

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