Análise de personalizações do projeto a partir de fatores sociodemográficos e informações de usuários de ambientes residenciais
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2229Palavras-chave:
Personalização, Flexibilidade, Mercado imobiliário, Projeto, ClientesResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar de forma conjunta as personalizações demandadas pelos clientes e fatores sociodemográficos. Avaliando as personalizações de dois empreendimentos em Goiânia-GO, percebeu-se o valor agregado gerado pela flexibilização, a preferência por alterações pré-definidas e a valorização das áreas sociais dos apartamentos. Também foi possível mapear o impacto da distância e da tipologia da residência anterior na escolha do imóvel, e as características demográficas dos consumidores que optaram pela flexibilização. Por fim, foi proposta uma adequação na pesquisa de mercado da empresa para melhoria nas estratégias de desenvolvimento de futuros empreendimentos.
Referências
ADEMI-GO: ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE GOIÁS. Mercado imobiliário Goiânia e Aparecida de Goiânia: agosto/2020. Goiânia, 2020, 79 p.
ALEKSEEV, A. O. KOSKOVA, K. S. GALIASKAROV, E. R . Technologies of Development Decisions Making in Residential Civil Engineering. IOP Conf. Series: Materials Science and Engineering, 2019.
BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Estratégias de flexibilização de projetos residenciais iniciadas na década de 1990 no Brasil: tão-somente um recurso mercadológico? Ambiente Construído, v. 7, n. 4, p. 71-87, 2007.
BRANDSTETTER, M.C.G.O.; HEINECK, L. F. M. Discussão comportamental da demanda – variáveis de influência para o projeto do produto imobiliário. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI, Fortaleza, 2006. Anais... Fortaleza: ABEPRO, 2006.
CAMPOS JÚNIOR, G. B. Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal. 2006. 107 f. Dissertação. (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
DINIS, H; MEIRELLES, C.R. Avaliação Mercadológica de Edifícios Residenciais com Personalização de Unidades. In: 15ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA LARES, .15ª, São Paulo, set. 2015. Anais... São Paulo, 2015.
FALCONI, T. M. A.; BRANDÃO, D. Q. Análise do processo de personalização de projetos de apartamentos na etapa de construção: estudo de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 9, n. 2, p. 71-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v9i2.75740
FERNANDEZ, J. A. C. G.; HOCHHEIM, N. A variável localização e suas implicações mercadológicas. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 8, Salvador, 2000. Anais... Salvador, 2000.
GALFERTTI, G. G. Model apartments: experimental domestic cells. Barcelona, 1997.
KOSKELA, LAURI. An Exploration Towards a Production Theory and its Application to Construction. Technical Research Centre of Finland, VTT Publications 408, 2000. 296p.
SEBESTYEN, G. What do we mean by flexibility and variability of systems? Building Research and Practice, p. 370-374, 1978. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/09613217808550718