A interface entre o BIM e os componentes curriculares do Curso de Engenharia Civil do IFPB - João Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5935

Palavras-chave:

BIM, Interface, Componentes curriculares, Fluxograma

Resumo

Trata-se da análise da interface entre o Building Information Modeling (BIM) e os componentes curriculares do PPC[1] 2024 do curso de Engenharia Civil do IFPB[2] - João Pessoa, visando a sua implementação. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, combinando análise documental e estudo de caso. As disciplinas da formação específica e profissional foram avaliadas pelos docentes, enquanto as da formação básica pelos membros da Célula BIM – IFPB, quanto à permeabilidade do BIM na matriz curricular. Os relatórios de análise de cada disciplina, que subsidiaram a elaboração do fluxograma BIM, descrevem as etapas e os processos relacionados à implementação desta metodologia. Os resultados indicam a viabilidade de implantação, destacando as áreas da construção civil e da representação gráfica como as de maior potencial. O fluxograma BIM proporcionará um guia para a inserção da metodologia no currículo, auxiliando na compreensão das interfaces entre o BIM e os componentes.

 

[1] Projeto Pedagógico do Curso

[2] Instituto Federal da Paraíba

Biografia do Autor

Marcela Fernandes Sarmento, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia Urbana e ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil)

Manoel Brito de Farias Segundo, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Efetivo do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil).

Mellyne Medeiros, IFPB

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Efetiva do Instituto Federal da Paraíba (João Pessoa - PB, Brasil).

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

SARMENTO, Marcela Fernandes; FARIAS SEGUNDO, Manoel Brito de; PALMEIRA MEDEIROS, Mellyne. A interface entre o BIM e os componentes curriculares do Curso de Engenharia Civil do IFPB - João Pessoa. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5935. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5935. Acesso em: 24 nov. 2024.

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