Avaliação da acessibilidade no prédio de laboratórios do CETEC, na UFRB campus de Cruz das Almas-BA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5983Palavras-chave:
Acessibilidade, Educação inclusiva, Pessoas com deficiência, Inclusão social, Barreiras arquitetônicasResumo
No contexto acadêmico, onde o acesso à educação é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, a adequação das instalações para satisfazer as necessidades de pessoas com deficiência (PCD) e mobilidades reduzidas (MR) é crucial. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de avaliar a acessibilidade do prédio de laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas-BA. Esse estudo foi conduzido primeiramente realizando o planejamento da pesquisa, em seguida, procedeu-se à coleta de dados. O método envolveu uma avaliação visual e qualitativa da edificação, revelando barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os resultados indicam que o prédio não atende às normas de acessibilidade, dificultando o pleno exercício do direito à educação por parte das PCD e MR. Recomendações incluem a instalação de rampas, corrimãos adequados e melhorias na sinalização tátil e visual, que resultem na adequação das instalações da universidade para criar um ambiente inclusivo que destaque a importância da acessibilidade para a inclusão social no meio acadêmico.
Referências
UNICEF. Artigo 9: Acessibilidade. In: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4 fev. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 5 out. 2023.
DÍAZ, F.; BORDAS, M.; GALVÃO, N.; MIRANDA, T. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: Questões contemporâneas. Salvador - BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009. 354 p. v. 1. ISBN 978-85-232-0651-2.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
ALMEIDA JÚNIOR, C. B.; FERNANDES, S. Políticas de acessibilidade no ensino superior: desafios institucionais. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 6, n. 3, p. 75-83, set./dez. 2016.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Manual de Adaptações de Acessibilidade. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/publicacoes/manual-de-adaptacoes-de-acessibilidade>. Acesso em: 06 de out. de 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2020.