Análise do impacto de reformas nas condições térmicas em Habitações de Interesse Social em Maceió - AL
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5995Palavras-chave:
Reformas, Habitação, Conforto térmicoResumo
A produção massificada das Habitações de Interesse Social resulta em prejuízos quanto a sua habitabilidade, deixando de atender às necessidades dos moradores, levando-os a reformá-las. O objetivo deste artigo consiste em analisar como as reformas impactam nas condições térmicas em unidades habitacionais. A abordagem metodológica baseia-se na Avaliação Pós-Ocupação, tendo como objeto de estudo o Residencial Jardim Royal, localizado em Maceió-AL. Na amostra foram analisadas quatro residências habitacionais reformadas, uma para cada orientação solar distinta. As casas reformadas em sua maioria constroem cobertas de frente para as aberturas que acabam ampliando o sombreamento das mesmas. Em contrapartida isso ocasionou em uma má ventilação natural. Diante da diversidade de transformações que podem ocorrer nas dinâmicas familiares, este trabalho concluiu é necessário a garantia da assistência técnica por meio de programas governamentais para atender a demanda da população e promover intervenções físicas nas edificações, garantindo a qualidade na Habitação de Interesse Social e consequentemente o conforto térmico dos usuários.
Referências
SANTOS, P. O. C. Análise de reformas realizadas em unidades habitacionais do Residencial Jardim Royal, em Maceió-AL: um enfoque qualitativo sobre as alterações no projeto arquitetônico e o conforto térmico dos usuários. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
CUNHA, R. P.; SANTOS, C. G.; ARAÚJO, F. S. Os Impactos do Programa Minha Casa Minha Vida em Maceió/AL: o caso da Vila dos Pescadores. In: Anais do XVII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ENANPUR. São Paulo: 2017.
BORTOLI, K. C. R. de. Resiliência e conforto térmico em habitações de interesse social horizontais em Uberlândia (MG): avaliação para orientação de reformas. 2023. 351 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
SIMÕES, G. M. F. Conforto e adaptação espacial e individual em conjuntos habitacionais de interesse social: Estudo em João Pessoa – PB. 2018. 190 p. Dissertação – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ANSI/ASHRAE Standard 55: thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta, 2017.
ONO, R.; ORNSTEIN, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA, A. J. G. L. Avaliação Pós-Ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.
SANTOS, P. O. C.; BATISTA, J. O.; SARMENTO, T. F. C. S. Reformas e percepção do ambiente térmico: estudo de caso em Maceió, AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022, Canela. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1 - 14
DANTAS, C. M. Avaliação térmica de habitações unifamiliares do programa Minha Casa Minha Vida em Maceió - AL. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura: Dinâmica do Espaço Habitado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Universidade Federal de Alagoas, 2015.
SILVA, L. F. A. Avaliação do desempenho térmico de habitação popular localizada em Maceió - AL. Maceió: 2020. 14 p.