O Ofuscamento em salas de aula: análise de dispositivos de controle da luz natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6205

Palavras-chave:

Luz natural, Salas de aula, Dispositivos de sombreamento, ClimateStudio

Resumo

O plug-in ClimateStudio para Rhinoceros permitiu de forma inovadora que se calcule a distribuição anual de ofuscamento em um ambiente calculando dados horários da Probabilidade de Ofuscamento pela Luz Natural, DGP, introduzindo a métrica Ofuscamento Perturbador Espacial, sDG, que espacializa o ofuscamento considerado perturbador ou intolerável (DPG > 38%) em pelo menos 5% do tempo de ocupação para 8 direções de visualização em cada ponto durante o ano. Esta nova métrica foi incorporada à NBR 15.215-3:2024, aprovada em junho deste ano. No presente trabalho foi feita avaliação de dispositivos de controle em salas de aula de ensino superior no plug-in ClimateStudio, tendo sido considerados 48 cenários: para três salas de aula, quatro tipos de dispositivo e duas alturas de visão. No melhor dos cenários obteve-se 80,5% de redução de direções de visão com ofuscamento crítico em relação ao caso base.

Biografia do Autor

Carolina Lemonge Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Luisa Fiorot Dell' Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Giovanna Barreto de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda do Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Referências

ASTOLFI, A.; PELLEREY, F. Subjective and objective assessment of acoustical and overall environmental quality in secondary school classrooms. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 123, p. 163 -173, jan. 2008. DOI: https://doi.org/10.1121/1.2816563. PMID: 18177148

BIAN, Y.; CHEN, Y.; SUN, Y.; MA, Y.; YU, D.; LENG, T. Simulation of daylight availability, visual comfort and view clarity for a novel window system with switchable blinds in classrooms. Building and Environment, v. 235, mar. 2023. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2023.110243.

FERNANDES, Júlia Teixeira, Qualidade da iluminação natural e o projeto arquitetônico: a relação da satisfação do usuário quanto à vista exterior da janela e a percepção de ofuscamento. 2016. xii, 337 f., il. Tese. Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FAKHARI, M; VAHABI, V.; FAYAZ, R. A study on the factors simultaneously affecting visual comfort in classrooms: A structural equation modeling approach. Energy & Buildings, v. 249, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.111232

LIU, B.; LIU, Y.; DENG, Q.; HU, K. A study on daylighting metrics related to the subjective evaluation of daylight and visual comfort of students in China. Energy & Buildings, v. 287, mar. 2023. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2023.113001

NÚÑEZ, D. G. M. La iluminación natural en los espacios arquitectónicos educativos interiores: modelo de indicadores de diseño. Dissertação. Maestria en ciencias del hábitat con orientación terminal en arquitectura, Faculdad del Habitat, Universidad Autonoma de San Luis Potosi, 2010.

SAMIOU, A.I.; DOULOS, L.T.; ZEREFOS, S. Daylighting and artificial lighting criteria that promote performance and optical comfort in preschool classrooms. Energy & Buildings, v.258, mar. 2022. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.111819

ERDEMİR ŞENDUR, G.; KÖKNEL YENER, A. Climate-responsive daylight system design for primary schools in Türkiye. Megaron Journal, v. 18, n. 4, p. 547-559, dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14744/megaron.2023.65289

LEAL, L. de Q.; LEDER, S. M. Iluminação natural e ofuscamento: estudo de caso em edifícios residenciais multipavimentos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 4,p. 97-117, out./dez. 2018. ISSN 1678-8621 Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.

CEN – European Committee for Standardization. EN 17037. Daylight in buildings. Brussels 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15.15-3 - Iluminação natural - Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Rio de Janeiro, ABNT, 2024.

WIENOLD, J; CHRISTOFFERSEN, J. Towards a new daylight glare rating. In Lux Europa 2005, Berlim, pp. 157-161, 2005.

MONTEOLIVA, J. M.; GARRETÓN, J. A. Y; PATTINI, A. E. Comparative Investigation of Daylight Glare Probability (DGP) Comfort Classes in Clear Sky Condition. Journal of Daylighting, v. 8, p. 284-293, nov.dez/2021. DOI: https://dx.doi.org/10.15627/jd.2021.22

SOLEMMA, Plugin ClimateStudio: Annual Glare. Em: https://climatestudiodocs.com/docs/annualGlare.html. Acesso em 27 mai. 2024.

MONTEIRO, L. A. Iluminação natural em salas de aula: análise de novos parâmetros normativos. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - rograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

ELSIANA, F; ARIFIN, L. S. — Daylighting Evaluation of Perforated Screen Façade with Light Shelf in the Tropics DIMENSI: Journal of Architecture and Built Environment, Vol. 51, No. 1, July 2024. DOI: https://doi.org/10.9744/dimensi.51.1.39-48

DIAS, L. de S.; SOUZA, H. A. de; GOMES, A. P.; CAETANO, L. F.; CAMARGOS, B. H. L..; TRIBESS, A. Simulação termoenergética e lumínica de fachadas com brises no clima tropical. PARC Pesq.emArquit.eConstr.,Campinas,SP,v.14,n.00,p.e023001,2023. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8667538

SOUZA, A. P. S.; SANTOS, M. S.; MONTEIRO, L. A.; MENDES, L. C. F.; SOUZA, R. V.G. Ofuscamento em sala de aula sob novos parâmetros da ABNT NBR:15.215-3 e perspectiva do usuário. ENSUS 2024, Belo Horizonte, 2024.

PBE Edifica. INMET 2018. PBE Edifica Arquivos Climáticos, 2024. Disponível em: http://pbeedifica.com.br/arquivos-climaticos. Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Instrução Normativa para a classificação de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas - INI-C. Portaria N° 42, de 24 de fevereiro de 2021. Brasília, 2021, 133 p.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

AMORIM, Carolina Lemonge; DELL' SANTO, Luisa Fiorot; MACHADO, Giovanna Barreto de Souza; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; MONTEIRO, Larissa Arêdes. O Ofuscamento em salas de aula: análise de dispositivos de controle da luz natural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–15. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6205. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6205. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.