(Des)Continuidade da implementação do BIM em uma pequena empresa de projetos de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6277

Palavras-chave:

Qualificação profissional, Resistência à mudança tecnológica, Grupo focal, Modelagem da Informação da Construção, Vigotski

Resumo

Estudos sobre a implementação do BIM indicam que a falta de qualificação profissional é uma barreira à implementação do BIM. No entanto, apesar da aprendizagem colaborativa contribuir para a remoção dessa barreira, há poucos estudos que exploram essa abordagem. Este artigo aborda esta lacuna, por meio da análise dos resultados de um programa baseado na abordagem da aprendizagem colaborativa para implementação do BIM em uma pequena empresa de projetos de engenharia. O método de pesquisa baseia-se em pesquisa-ação envolvendo análise documental e grupo focal. Como instrumento de aprendizagem, a pesquisa focou em aprendizagem de BIM em equipes em projetos reais. Os resultados, únicos em relação a aprendizagem e BIM, corroboram pesquisas anteriores em outras áreas em que o engajamento dos indivíduos é crucial à construção da cultura e do conhecimento. Os resultados demonstram que a abordagem de aprendizagem colaborativa é um importante instrumento pedagógico para ação mediada, influenciando em mudanças culturais necessárias à implementação do BIM.

Biografia do Autor

Rita Cristina Ferreira, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil,2021. Arquiteta e Urbanista, DWGArquitetura, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Ricardo Codinhoto, Universidade de Bath

Doutorado em Post Graduate Programme of the School of The Built Environment.
University of Salford, SALFORD, Inglaterra, 2012. Professor Associado na University of Bath, Bath, Inglaterra.

Marcio M. Fabricio, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

 Livre - Docente em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC USP, 2008. Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU USP

 

Referências

CHAREF, R.; EMMITT, S.; ALAKA, H.; FOUCHAL, F. Building Information Modelling adoption in the European Union: An overview.

Journal of Building Engineering, v. 25, n. October 2018, 2019.

CHEN, K. A strategic decision-making framework for organisational BIM implementation. 2015. Cardiff School of Engineering,

Cardiff, 2015.

OLAWUMI, T. O.; CHAN, D. W. M. Building information modelling and project information management framework for

construction projects. Journal of Civil Engineering and Management, v. 25, n. 1, p. 53–75, 2019.

BADRINATH, A. C.; CHANG, Y. T.; HSIEH, S. H. A review of tertiary BIM education for advanced engineering communication with

visualization. Visualization in Engineering, v. 4, n. 1, p. 1–17, 2016.

BARISON, M. B. Introdução de Modelagem da Informação da Construção ( BIM ) no currículo – uma contribuição para a formação

do projetista Introdução de Modelagem da Informação da Construção. 2015. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

COMISKEY, D.; MCKANE, M.; JAFFREY, A.; WILSON, P.; MORDUE, S. An analysis of data sharing platforms in multidisciplinary

education. Architectural Engineering and Design Management, v. 13, n. 4, p. 244–261, 2017.

CRUZ, Marcio de Oliveira; CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy; RUSCHEL, Regina Coeli. A INCORPORAÇÃO DE BIM NO ENSINO DO

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, 2017. p. 117–134.

GOHN, M. D. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e

Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006.

GOHN, M. D. G. Introdução. Em: Educação Não-Formal no Campo das Artes. São Paulo: Cortez, 2015. p. 15–28.

MADDOCKS, A. P.; SHER, W. D.; WILSON, A. A Web-based personal and professional development tool to promote lifelong learning

withing the construction industry. Educational Technoogy and Society, v. 3, n. 1, p. 77–83, 2000.

SIMPSON, M.; CARLTON, D. Upskilling: Briefing paper. Reino Unido: UK BIM Alliance, 2019.

SIMPSON, M.; UNDERWOOD, J.; CARLTON, D.; KNOWLEDGE, D.; AKSENOVA, G.; MOLLASALEHI, S. Evolve or Die: Transforming the

productivity of Built Environment Professionals and Organisations of Digital Built Britain through a new, digitally enabled

ecosystem underpinned by the mediation between competence supply and demand Pedagogy and Upskilling DBB Network

Report. Londres: Centre for Digital Built Britain, 2019.

ARROTÉIA, A. V.; FREITAS, R. C.; MELHADO, S. B. Barriers to BIM Adoption in Brazil. Frontiers in Built Environment, v. 7, n. March, p.

–12, 2021.

SACKS, R.; GUREVICH, U.; SHRESTHA, P. A review of Building Information Modeling protocols, guides and standards for large

construction clients. Journal of Information Technology in Construction, v. 21, n. January 2017, p. 479–503, 2016.

DAINTY, A.; LEIRINGER, R.; FERNIE, S.; HARTY, C. BIM and the small construction firm: a critical perspective. Building Research and

Information, v. 45, n. 6, p. 696–709, 2017.

HONG, Y.; HAMMAD, A. W. A.; SEPASGOZAR, S.; AKBARNEZHAD, A. BIM adoption model for small and medium construction

organisations in Australia. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 26, n. 2, p. 154–183, 2019.

LOCH, C. H.; HUBERMAN, B. A. Punctuated-equilibrium model of technology diffusion. Management Science, v. 45, n. 2, p. 160–177,

FERNANDES, A.; GUIMARÃES, F. R.; BRASILEIRO, M. do C. E. O fio que une as pedras: a pesquisa interdisciplinar na pós-graduação.

São Paulo: Ed. Biruta, 2002. 162 p.

VIGOTSKI, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. Em: A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007a. p. 51–58.

YAMAGATA-LYNCH, L. C. Activity systems analysis methods: Understanding complex learning environments. Nova York: Springer

London, 2010. 1–148 p.

VIGOTSKI, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. Em: A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007a. p. 51–58.

YAMAGATA-LYNCH, L. C. Activity systems analysis methods: Understanding complex learning environments. Nova York: Springer

London, 2010.

ENGESTRÖM, Y. Learning by Expanding: Origins, Applications, and Challenges. Em: Learning by expanding: an activity-theoretical

approach to developmental research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019a.

ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, v.

, n. 1, p. 133–156, 2001.

ENGESTRÖM, Y. Learning by Expanding: Origins, Applications, and Challenges. Em: Learning by expanding: an activity-theoretical

approach to developmental research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019a.

ZOMER, T.; NEELY, A.; SACKS, R.; PARLIKAD, A. Exploring the influence of socio-historical constructs on BIM implementation: an

activity theory perspective. Construction Management and Economics, v. 39, n. 1, p. 1–20, 2 jan. 2021.

BOULTON, C.; LAMB, K. Capability Framework and Research Agenda for a Digital Built Britain. Londres: Centre for Digital Built

Britain, 2019.

SMITH, P. BIM Implementation – Global Strategies. Procedia Engineering, v. 85, p. 482–492, 2014.

ALRESHIDI, E.; MOURSHED, M.; REZGUI, Y. Factors for effective BIM governance. Journal of Building Engineering, v. 10, n. July 2016,

p. 89–101, 2017.

RUSSELL, D.; CHO, Y. K.; CYLWIK, E. Learning opportunities and career implications of experience with BIM/VDC. Practice Periodical

on Structural Design and Construction, v. 19, n. 1, p. 111–121, 2014.

OESTERREICH, T. D.; TEUTEBERG, F. Behind the scenes: Understanding the socio-technical barriers to BIM adoption through the

theoretical lens of information systems research. Technological Forecasting and Social Change, v. 146, n. January, 2019. p. 413–431.

LEE, S.; YU, J. Discriminant model of BIM acceptance readiness in a construction organization. KSCE Journal of Civil Engineering, v.

, n. 3, p. 555–564, 2017.

LOCH, C. H.; HUBERMAN, B. A. Punctuated-equilibrium model of technology diffusion. Management Science, v. 45, n. 2, p. 160–177,

BROWN, S.; EISENHARDT, K. M. The Art of Continuous Change: Linking Complexity Theory and Time-Paced Evolution in

Relentlessly Shifting Organizations Author ( s ): Shona L . Brown and Kathleen M. Eisenhardt Published by: Sage Publications , Inc .

on behalf of the Johnson Graduate S. Administrative Science Quarterly, v. 42, n. 1, p. 1–34, 1997.

HANELT, A.; BOHNSACK, R.; MARZ, D.; ANTUNES MARANTE, C. A Systematic Review of the Literature on Digital Transformation:

Insights and Implications for Strategy and Organizational Change. Journal of Management Studies, v. 58, n. 5, p. 1159–1197, 2021.

TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas

de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 777–796, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. Em: A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007a. p. 51–58.

ALRESHIDI, E.; MOURSHED, M.; REZGUI, Y. Factors for effective BIM governance. Journal of Building Engineering, v. 10, n. July 2016,

p. 89–101, 2017.

BOULTON, C.; LAMB, K. Capability Framework and Research Agenda for a Digital Built Britain. Londres: Centre for Digital Built

Britain, 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FERREIRA, Rita Cristina; CODINHOTO, Ricardo; MINTO FABRICIO, Marcio. (Des)Continuidade da implementação do BIM em uma pequena empresa de projetos de engenharia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–17. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6277. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6277. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.