MELHORIAS TERMO-ENERGÉTICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.878Palavras-chave:
Conforto térmico, Assistência técnica, HIS, Assentamentos precários, PAC/AngloResumo
O trabalho aqui apresentado relata uma atividade de pesquisa e extensão, em andamento, que afeta a área do loteamento Anglo, na cidade Pelotas/RS. Neste local, uma ocupação de 1998, cerca de 90 casas foram construídas graças ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-UAP). No caso da área do Anglo, o programa tratou da substituição das casas mais precárias por habitações padrão de aproximadamente 36 m². Na maioria dos casos, nos anos seguinte à construção, os habitantes beneficiados transformaram suas casas, adicionando volumes à área do pátio. Essas intervenções, realizadas sem a ajuda de profissionais especializados, geraram edificações muitas vezes estruturalmente precárias, sem critérios de habitabilidade e conforto térmico. O objetivo desta proposta é impactar positivamente a qualidade de vida da comunidade fornecendo assistência técnica e mitigando os problemas térmicos das unidades habitacionais. O método avalia o desempenho térmoenergético das unidades habitacionais do loteamento através da coleta de dados de campo e simulações computacionais, e propõe soluções para mitigar os problemas detectados. No estudo apresentado a adição do forro feito com material reciclado e a nova pintura das paredes impactou positivamente nas condições de conforto térmico da edificação aumentando em termos relativos cerca de 15 % o nível de conforto térmico.
Referências
ASHRAE. Standard 55-2013: Thermal environmental conditions for human occupancy. [S.I.] Atlanta, 2013.
ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.220-2. Desempenho Térmico de Edificações – Parte 2: Métodos de cálculos da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações.
[S.l.]: Rio de Janeiro, 2005a.
______. NBR 15.220-3. Desempenho Térmico de Edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. [S.l.]: Rio de Janeiro, 2005b.
______. NBR 15.575. Edificações Habitacionais - Desempenho. [S.l.]: Rio de Janeiro, 2013.
CARDOSO, A. L. e DENALDI, R. Urbanização de favelas no Brasil. um balanço preliminar do PAC. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.
DUTRA, J. J. C. Construindo a cidade e a cidadania: avaliação da implementação e da satisfação do usuário do PAC Urbanização de Assentamentos Precários no loteamento Anglo, Pelotas-RS. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de PósGraduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas 2017.
GASPARI, J. Trasformare l'involucro. La strategia dell'addizione nel progetto di recupero.Tecnologie per la riqualificazione sostenibile del costruito. Monfalcone: EdicomEdizioni, 2012.
JORGE, L. et al. A transformação espontânea das unidades habitacionais do loteamento Anglo em Pelotas/RS: Reflexões sobre a urgência do conceito de Habitação Social Evolutiva.
Cadernos PROARQ 29. Rio de Janeiro, 2017, p.122-153.
JULIO, A. L. Desempenho térmico e energético de subcoberturas de Tetra pak® em habitação de interesse social: estudo computacional. Orientador: Prof. Dr. Pedro Domingos Marques Prietto. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo na Área de concentração de Infraestrutura e Meio Ambiente., Passo Fundo, 2010.
KERKHOFF, H. V. Mobiliário para Habitação de Interesse Social: conflitos, percepção e satisfação dos usuários. O caso PAC-Anglo, Pelotas, RS.. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, 2017.
MEDVEDOVSKI, N. S.; DUTRA, J. J. C. Loteamento Anglo/Pelotas -RS - uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento - urbanização de assentamentos precários. In: 3° CIHEL . Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, São Paulo. 3° CIHEL -Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono - Habitação, Cultura e Ecologia dos Lugares, 2015, p. 232-251.
SCHMUTZLER, L. O. F. Projeto forro longa vida. Laboratório de Engenharia Biomecânica –LABIOMEC – Unicamp. Campinas, São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em 30 de maio de 2020.
SILVA, Karen C. P. da et al . Reaproveitamento de resíduos de embalagens Tetra Pak-® em coberturas. Rev. bras. eng. agríc. ambient., Campina Grande , v. 19, n. 1, p. 58-63, jan.
2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662015000100058&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 30 maio 2020. https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n1p58-63