INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESTRESSE DAS VIAS NAS PREFERÊNCIAS DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA E NO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CICLISTAS: UMA ANÁLISE PARA A CIDADE DE NITERÓI, RJ
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.984Palavras-chave:
transporte ativo, infraestrutura cicloviária, método LTSResumo
Este trabalho analisa a influência do nível de estresse das vias no perfil socioeconômico e no uso da infraestrutura cicloviária de 383 ciclistas na cidade de Niterói (RJ) a partir de dados da “Pesquisa Perfil do Ciclista 2018” e da aplicação do método Level of Traffic Stress (LTS). Os resultados obtidos indicaram que o uso da infraestrutura cicloviária é menor entre as mulheres, independentemente do nível de estresse das vias. Além disso, ciclistas mais jovens podem ser mais propensos a utilizar infraestrutura cicloviária totalmente segregada do tráfego motorizado (LTS 1), enquanto que idosos foram mais observados em vias sem infraestrutura cicloviária com níveis de estresse indesejáveis (LTS 3 e 4). Por fim, resultados variados foram identificados para a associação entre o nível de estresse das vias e a renda dos ciclistas nos contextos geográficos analisados. Embora limitados, os resultados permitiram identificar estratégias de incentivo ao uso da bicicleta na área de estudo.
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