INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS COM AS CRIANÇAS DA VILA PINDURA SAIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL

Autores

  • Paula Barros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.999

Palavras-chave:

ensino de projeto, Teoria da Aprendizagem Experiencial, intervenção temporária, crianças

Resumo

Na era digital, marcada pelo acúmulo exponencial de conhecimentos e informações, o desenvolvimento de atividades que capacitam os estudantes a se posicionarem criticamente diante de diferentes realidades é um dos principais desafios do ensino superior. O objetivo deste trabalho é analisar as oportunidades oferecidas pelas intervenções temporárias no ensino de projeto à luz da teoria da aprendizagem experiencial. Para tanto, definiu-se como estudo de caso as intervenções temporárias realizadas pelos estudantes recém ingressos no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG com as crianças da Vila Pindura Saia na Nossa Pracinha em Belo Horizonte (Minas Gerais), no segundo semestre de 2019. A análise das informações textuais e visuais contidas nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes demostraram que intervenções temporárias podem ser estruturadas para promover diferentes aprendizagens bem como contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar colaborativamente em prol da produção de cidades sustentáveis.

Referências

BARROS, P. Avaliação da análise crítica coletiva de projeto sob a ótica dos estudantes de arquitetura e urbanismo. Gestão & Tecnologia De Projetos, v.11, n.1, p. 83-94, 2016. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99202HERTZBERGER, H. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice HallLANSKY, S. A ocupação de um espaço público com crianças. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 18., 2019, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2019MALARD, M. L. Alguns problemas de projeto ou de ensino de arquitetura. In: MALARD, Maria Lúcia (Org.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p. 79-114.

RYAN, R. M., & DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68–78, 2000.

SANSÃO-FONTES, A. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Rio de Janeiro: Faperj Casa da Palavra, 2013.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes.

Cambridge, MA: Harvard University Press, 1980.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

BARROS, Paula. INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS COM AS CRIANÇAS DA VILA PINDURA SAIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.999. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/999. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.