SUSTAINABLE CONSTRUCTION:

DISCUSSION ON THE CURRENT SCENARIO AND THE CHALLENGES OF LIFE CYCLE ASSESSMENT

Autores

  • Camila Cassola Assunção Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Daniel Oliveira de Azevedo Sampaio Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Thássia Dias Zanardo Rufato Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Danilo Bordan Istuque Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Mauro Mitsuuchi Tashima Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Jorge Luis Akasaki Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • José Luiz Pinheiro Melges Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)
  • Felipe de Almeida Spósito Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP-FEIS)

Palavras-chave:

Avaliação do Ciclo de Vida, Sustentabilidade, Meio ambiente, Construção civil

Resumo

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) vem ganhando destaque como ferramenta de análise dos impactos ambientais de produtos e serviços, principalmente a partir de 1997, quando foi normatizada pela ISO (International Organization for Standardization). Esse método se destaca por analisar todos os processos envolvidos na produção, desde a extração da matéria-prima até o descarte final, possibilitando a preferência por materiais e processos mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. A área de construção civil é responsável por expressivos impactos ao ambiente, causados pelos vários estágios do processo construtivo, fases operacionais e descarte. Com isso, é possível notar que seria de grande importância uma integração da ACV aos diversos processos da construção civil, a fim de colaborar para o desenvolvimento sustentável. A ACV também pode auxiliar pesquisas de desenvolvimento de novos materiais de construção, como compósitos com substituição de matérias-primas comuns por resíduos de processos industriais, já que a ACV é capaz de determinar se esses novos materiais realmente são menos prejudiciais ao meio ambiente. Nesse artigo reuniu informações importantes sobre o tema, servindo como uma base confiável para estudos futuros nessa área, entender os desafios e propor soluções para que a ACV seja cada vez mais empregada no setor da construção civil, propiciando um terreno fértil para avanços em sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Assunção, C. C., Sampaio, D. O. de A., Rufato, T. D. Z., Istuque, D. B., Tashima, M. M., Akasaki, J. L., … Spósito, F. de A. (2023). SUSTAINABLE CONSTRUCTION:: DISCUSSION ON THE CURRENT SCENARIO AND THE CHALLENGES OF LIFE CYCLE ASSESSMENT. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 1268–1278. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2872

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.