Método de análise urbana para desenvolvimento de plano estratégico empregando infraestruturas verdes e azuis: caso da bacia do Rio Acari (RJ)

Autores

Palavras-chave:

Análise Urbana, Plano Estratégico, Infraestruturas Verdes e Azuis, Bacia do Rio Acari

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um método de análise do ambiente urbano que culmina no desenvolvimento de um plano estratégico que emprega infraestruturas verdes e azuis, tendo como objeto de estudo a Bacia Hidrográfica do Rio Acari (RJ). São levantadas séries históricas de eventos de chuva e o estudo da paisagem, realizado com auxílio das ferramentas Google Earth e Google Maps. Destes dados, são desenvolvidos mapas para a análise em camadas, utilizando como ferramentas o software QGIS e a matriz FOFA, resultando no diagnóstico da bacia e, posteriormente, em estratégias projetuais. Projetam-se as tipologias de atuação em todo o território e são desenvolvidas soluções para cada uma delas, compondo um plano estratégico para uma bacia multifuncional e mais resiliente diante das possíveis falhas na drenagem em eventos de cheia.

Biografia do Autor

Victoria de Araujo Rutigliani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Rodrigo Rinaldi de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Referências

Benedict, M.A.; McMahon. E.T. (2002). Green infrastructure: Smart conservation for the 21st century. Renew. Resour. J. 20

Daychouw, M. (2007). 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Gomes, M. V. R. (2022). Infraestruturas verdes e azuis como estratégia de resiliência às cheias e redescoberta da paisagem marginal na Bacia Hidrográfica do Rio Acari, Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ, PROARQ/FAU-UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Lamond, J.;Everett, G. (2019). Sustainable Blue-Green Infrastructure: A social practice approach to understanding community preferences and stewardship. Landscape and Urban Planning. 191. 103639. 10.1016/j.landurbplan.2019.103639.

Magalhães, P. C.; MIGUEZ, M. G. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Eixo Estruturante de Saneamento e Resiliência Ambiental. Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, 2018.

McHarg, I. L. (1969). Design With Nature. New York: Garden City.

ONU News.(2021). Enchentes e tempestades dominaram os desastres naturais nos últimos 50 anos.. Clima e Meio Ambiente. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/07/1757572. Acesso em: 28 Set.2021

Oliveira, A. K. B. (2018). O sistema de drenagem como eixo estruturante do planejamento urbano: caso da bacia hidrográfica do Rio Acari. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Quanta-Lerner, C. (2017). Rio de Janeiro: Câmara Metropolitana de Integração Governamental (CMIG) Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Rio de Janeiro. (2007). Secretaria Municipal de Urbanismo. Coordenadoria de Planos Locais 3a. Gerência De Planos Locais- 3a. GPLPrograma Acari Projeto Rio Vivo. Rio de Janeiro, Brasil.

Rio de Janeiro. (2015). Secretaria Municipal de Obras, Subsecretaria de Gestão de Bacias Hidrográficas, Rio-Águas. Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro (PDMAP/RJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Rio de Janeiro. (2021). Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados. Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro (PDS). Rio de Janeiro, Brasil.

Rutigliani, V. A. (2022). Plano Estratégico Para Bacia do Rio Acari: uma abordagem a partir da drenagem sustentável. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FAU/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Tardin, R. (2008). Espaços livres: Sistema e Projeto Territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: 7Letras.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Rutigliani, V. de A., Mattos, R. R. de ., & Veról, A. P. (2024). Método de análise urbana para desenvolvimento de plano estratégico empregando infraestruturas verdes e azuis: caso da bacia do Rio Acari (RJ). ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3013

Edição

Seção

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.