Soluções baseadas na natureza para requalificação urbana e ambiental das margens do Rio Piraquara, Realengo (RJ)

Autores

Palavras-chave:

Drenagem urbana sustentável, Mitigação de cheias urbanas, Soluções baseadas na Natureza, Espaços livres multifuncionais, Resiliência urbana a inundações

Resumo

O processo de urbanização das cidades brasileiras ocorreu, de modo geral, desacompanhado dos investimentos necessários e da infraestrutura adequada, resultando em impactos significativos sobre os padrões naturais de drenagem e o ciclo hidrológico. Bacias urbanas com tecido extremamente consolidado apresentam elevada taxa de impermeabilização do solo, capacidade de infiltração e retenção de água pluviais reduzida, extensa ocupação de áreas de várzea, retirada progressiva de cobertura vegetal assim como a modificação da conformação dos cursos e massas d’água. Tal conjuntura propiciou a perda de biodiversidade em ecossistemas urbanos, juntamente do agravamento das condições sociais, econômicas e ambientais, tornando as cidades mais suscetíveis a alagamentos e inundações, além de evidenciar falhas no planejamento urbano. A Bacia Hidrográfica do Rio Acari, localizada no Município do Rio de Janeiro, exemplifica esta problemática, visto que a mesma é marcada por um ciclo de degradação, gerado por ações antrópicas perpetuadas ao longo do tempo, provocando eventos de cheias recorrentes. Em vista disso, este artigo propõe um projeto de requalificação urbana e ambiental para o bairro de Realengo, inserido na referida bacia, o qual foi escolhido como caso de estudo por apresentar uma rede de drenagem insuficiente e que sofre falhas frequentes, devido principalmente à falta de investimentos públicos. A metodologia adotada compreende a delimitação de um recorte de projeto, que receberá medidas de drenagem sustentável, a demarcação de áreas de remoções nas margens do Rio Piraquara e o desenvolvimento de um projeto básico, pautado na aplicação de Soluções baseada na Natureza (SbNs), alinhadas com as demandas locais. Dessa maneira, pretende-se reduzir o pico de cheia durante a precipitação, diminuir as lâminas de inundação e mitigar danos e perdas socioeconômicas associados a tais eventos.

Biografia do Autor

Giulia Figueiredo Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro - RJ. Brasil)

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Rodrigo Rinaldi de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Referências

Costa, Helder; Teuber, Wilfried. Enchentes no Estado do Rio de Janeiro – Uma Abordagem Geral. Rio de Janeiro: SEMADS, v. 8, p. 160, 2001.

Fraga, Raiza G. Sayago, Doris. A.V. Soluções baseadas na Natureza: uma revisão sobre o conceito. Brasília: Parcerias Estratégicas. v. 25, n. 50, Seção 2 - Soluções baseadas na Natureza para cidades sustentáveis, p. 67-82, 2020.

Guerra, Rodrigo Augusto. Gonçalves, Luciana Marcia. Águas pluviais urbanas: integração da drenagem sustentável ao Plano Diretor De Desenvolvimento Urbano (PDU). II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 2019, São Paulo, Brasil. São Paulo: Blucher Engineering Proceedings, 2019. p. 498–507.

Gomes, Maria Vitória R. Infraestruturas Verdes e Azuis Como Estratégia de Resiliência e Recuperação de Rios Urbanos: Estudo de Caso da Bacia Hidrográfica do Rio Acari, Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura Paisagística, FAU/UFRJ, Rio de Janeiro, 2022.

Hidrostudio/FCTH. Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

Miguez, Marcelo G. Veról, Aline P. Rezende, Osvaldo M. Drenagem Urbana: Do Projeto Tradicional à Sustentabilidade. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

Oliveira, Antonio K. B. O Sistema de Drenagem Como Eixo Estruturante do Planejamento Urbano: Caso da Bacia Hidrográfica do Rio Acari. Dissertação de mestrado em engenharia civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2018.

Oliveira, Milena de. Soluções baseadas na natureza como elemento integrador entre projetos de drenagem urbana e plano do clima na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2023.

Rio de Janeiro. Decreto nº 42.356 de 16/03/2010. Tratamento e demarcação das faixas marginais de proteção nos processos de licenciamento ambiental e de emissões de autorizações ambientais no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

Veról, Aline P. et al. River Restoration Integrated with Sustainable Urban Water Management for Resilient Cities. Sustainability, [s. l.], v. 12, n. 11, p. 4677, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Ferreira, G. F., Veról, A. P., & Mattos, R. R. de. (2023). Soluções baseadas na natureza para requalificação urbana e ambiental das margens do Rio Piraquara, Realengo (RJ). ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3550

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.