Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro

Educação urbana enquanto política

Autores

Palavras-chave:

Educação Urbana, Sustentabilidade, Extensão Universitária, Assessoria Técnica, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O projeto de extensão “Arquitetura de Todos” – do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, localizado no município de Campos dos Goytacazes, Rio de janeiro – consiste na promoção do acesso da população de baixa renda aos serviços arquitetura e urbanismo, de forma pública e gratuita, atrelado ao direito à cidade e à moradia, considerando-se aspectos urbanos, sócio-espaciais e de sustentabilidade. Dentre os produtos desenvolvidos no projeto, está o escritório público de arquitetura e urbanismo, Estúdio Dignifica, que atuou em parceria com o Centro Juvenil São Pedro (CJSP), localizado na Comunidade da Margem da Linha, para o desenvolvimento de projeto participativo de um parque infantil (utilizando-se de pneus reciclados) com as crianças atendidas pelo CJSP.

Utilizando-se da educação urbana como um dos instrumentos metodológicos, objetivando o ensino às crianças acerca de questões urbanas, sustentabilidade e percepção global da cidade, as atividades foram conduzidas por meio de dinâmicas para a apreensão da escala macro – a cidade – até a micro – o terreno para a implantação do parque infantil.  Dessa forma, possibilitou-se a inserção das crianças enquanto protagonistas no projeto processual. A metodologia adotada no presente trabalho se divide em: pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa-participante. Como resultados obtidos, são feitos os apontamentos sobre a importância do protagonismo dos assessorados (as crianças) nas decisões a serem tomadas acerca do seu espaço, além da inserção das temáticas de arquitetura, urbanismo, direitos sociais, políticas públicas, entre outras na educação básica.

Biografia do Autor

Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis, Instituto Federal Fluminense

Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Morena Gomes Braga, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Ana Paula Lopes Pessanha, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Maria Luiza Marchetti dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Cursando Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Luciano Falcão da Silva, Instituto Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil (Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Referências

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Reis, M. C. P. L. dos ., Braga, M. G., Pessanha, A. P. L., Santos, M. L. M. dos, & Silva, L. F. da. (2024). Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro: Educação urbana enquanto política. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3578

Edição

Seção

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

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