Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro
Educação urbana enquanto política
Keywords:
Educação Urbana, Sustentabilidade, Extensão Universitária, Assessoria Técnica, Arquitetura e UrbanismoAbstract
O projeto de extensão “Arquitetura de Todos” – do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, localizado no município de Campos dos Goytacazes, Rio de janeiro – consiste na promoção do acesso da população de baixa renda aos serviços arquitetura e urbanismo, de forma pública e gratuita, atrelado ao direito à cidade e à moradia, considerando-se aspectos urbanos, sócio-espaciais e de sustentabilidade. Dentre os produtos desenvolvidos no projeto, está o escritório público de arquitetura e urbanismo, Estúdio Dignifica, que atuou em parceria com o Centro Juvenil São Pedro (CJSP), localizado na Comunidade da Margem da Linha, para o desenvolvimento de projeto participativo de um parque infantil (utilizando-se de pneus reciclados) com as crianças atendidas pelo CJSP.
Utilizando-se da educação urbana como um dos instrumentos metodológicos, objetivando o ensino às crianças acerca de questões urbanas, sustentabilidade e percepção global da cidade, as atividades foram conduzidas por meio de dinâmicas para a apreensão da escala macro – a cidade – até a micro – o terreno para a implantação do parque infantil. Dessa forma, possibilitou-se a inserção das crianças enquanto protagonistas no projeto processual. A metodologia adotada no presente trabalho se divide em: pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa-participante. Como resultados obtidos, são feitos os apontamentos sobre a importância do protagonismo dos assessorados (as crianças) nas decisões a serem tomadas acerca do seu espaço, além da inserção das temáticas de arquitetura, urbanismo, direitos sociais, políticas públicas, entre outras na educação básica.
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