USO RACIONAL DE ÁGUA:
ANÁLISE DO POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO EM ESCOLAS PÚBLICAS
Palabras clave:
uso racional, equipamento economizador, escola públicaResumen
A substituição de equipamentos que utilizam muita água (equipamentos convencionais), como torneiras, vasos sanitários, chuveiros, dentre outros, por equipamentos com tecnologia que utilizam pouca água (equipamentos economizadores), são medidas que fazem parte do uso racional de água. No setor público, o uso racional não ocorre como política de Estado, nem como comportamento regular, especialmente na Secretaria de Educação (SEDF), que reúne aproximadamente 600 edificações de ensino e ocupa o primeiro lugar dentre as demais instituições do Governo do Distrito Federal (GDF). A partir de estudo prévio realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Universidade de Brasília (UnB), foi realizado o levantamento do consumo de água nas escolas do ensino básico (infantil, fundamental | e Il e médio), onde, após análise dos usos-finais foi possível o emprego conceitual de equipamentos economizadores para o cálculo do potencial de redução. Esse trabalho objetivou analisar a aplicação teórica desses equipamentos nos modelos representativos das edificações de ensino que resultaram na redução do volume consumido de água.