Método para análise quantitativa e qualitativa de projetos de uso e ocupação do solo
Palabras clave:
Desenvolvimento urbano sustentável, Uso e ocupação do solo, Avaliação de projetos, Análise quantitativa, Análise qualitativaResumen
Este trabalho visa propor um método para avaliação de propostas de urbanização em regiões em expansão, a partir de uma análise comparativa simplificada tanto quantitativa quanto qualitativa de projetos de uso e ocupação do solo. Para a análise comparativa, foram selecionados três projetos diferentes de ocupação para uma mesma área no bairro de Vargem Grande, Rio de Janeiro: um que leva em consideração as recomendações ditadas pelo Plano de Estruturação Urbana das Vargens e outros dois alternativos, com um viés mais sustentável, que consideram a criação de parques nas faixas marginais de proteção dos rios e a minimização dos riscos de inundação. É válido ressaltar que uma característica comum entre esses projetos e que norteia toda a pesquisa é a relação entre urbanização e recursos hídricos. A região de Vargem Grande, por ser uma área alagadiça, com enchentes recorrentes e presença de muitos rios, apresenta-se como uma área de difícil ocupação. As propostas de urbanização devem, então, ser devidamente ponderadas a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente e reduzir riscos para sua população. Em cada um dos projetos, foram analisadas a quantidade de lotes, a área total loteada, a área total destinada a parques, o número de famílias a serem realocadas e de pessoas que podem ocupar a área, estimando, assim, o ano de saturação desses projetos. Desta forma, a análise quantitativa final se expressa na comparação entre os anos de saturação respectivos a cada projeto, indicando o mais longevo, atrelado à quantidade de pessoas atendidas. Já a análise qualitativa, busca estudar os aspectos não quantificáveis, a fim de se extrair uma avaliação crítica para identificar a melhor proposta de urbanização dentre os projetos. Espera-se que esse método possa orientar não apenas as intervenções futuras nesta região, mas também em outras áreas em expansão.
Citas
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (2006). NBR 12721:2006 de 28 de agosto de 2006. Avaliação de custos de construção.
Battemarco, B. P. (2020). Quadro metodológico para avaliação quantitativa de projetos de urbanização, sob a ótica da interação água e cidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.
Battemarco, B. P.; Veról, A. P.; Miguez, M. G. (2022). Methodological framework for quantitative assessment of urban development projects consideringflood risks and city responses, Urban Water Journal, DOI: 10.1080/1573062X.2022.2134804
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística (2020). Censo Demográfico 2010.
Lourenço, I. B. (2013). Rios Urbanos e Paisagens Multifuncionais: O Projeto Paisagístico na Requalificação Urbana e Ambiental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.
Macedo, S. S.; Custódio, V.; Gallender, F. et. al (2007). Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil. In: Paisagens culturais. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, p. 286–297.
Miguez, M. G.; Veról, A. P.; Battemarco, B. P. et. al (2019). A framework to support the urbanization process on lowland coastal areas: Exploring the case of Vargem Grande – Rio de Janeiro, Brazil, Journal of Cleaner Production, v. 231, p. 1281–1293.
Miguez, M. G.; Veról, A. P.; Rezende, O. M. (2016). Drenagem urbana: do projeto tradicional à sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier.
Pellegrino, P. R. M. Pode-se planejar a paisagem? Paisagem e Ambiente: Ensaios, n. 13, p. 159–179.
Rio de Janeiro (Município) (2009). Lei Complementar Nº 104, de 27 de novembro 2009. Institui o Projeto de Estruturação Urbana – PEU dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá [...].
Rio de Janeiro (Município) (2021). Decreto Nº 48990 de 17 de junho de 2021. Cria a área de especial interesse ambiental dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes e Camorim na XXIV Região Administrativa.
Robadey Carvalho, V. F.; Battemarco, B. P.; Queiroz Rego, A. et. al. (2019). Sistema de parques em Vargem Grande. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, v. 7, n. 15, p. 29–44.
Serrao-Neumann, S.; Renouf, M.; Kenway, S. J. et. al (2017). Connecting land-use and water planning: Prospects for an urban water metabolism approach. Cities, v. 60, p. 13–27.
Tardin, R. (2016). Espaços livres: Sistema e projeto territorial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s.