Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro

Educação urbana enquanto política

Autores/as

Palabras clave:

Educação Urbana, Sustentabilidade, Extensão Universitária, Assessoria Técnica, Arquitetura e Urbanismo

Resumen

O projeto de extensão “Arquitetura de Todos” – do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, localizado no município de Campos dos Goytacazes, Rio de janeiro – consiste na promoção do acesso da população de baixa renda aos serviços arquitetura e urbanismo, de forma pública e gratuita, atrelado ao direito à cidade e à moradia, considerando-se aspectos urbanos, sócio-espaciais e de sustentabilidade. Dentre os produtos desenvolvidos no projeto, está o escritório público de arquitetura e urbanismo, Estúdio Dignifica, que atuou em parceria com o Centro Juvenil São Pedro (CJSP), localizado na Comunidade da Margem da Linha, para o desenvolvimento de projeto participativo de um parque infantil (utilizando-se de pneus reciclados) com as crianças atendidas pelo CJSP.

Utilizando-se da educação urbana como um dos instrumentos metodológicos, objetivando o ensino às crianças acerca de questões urbanas, sustentabilidade e percepção global da cidade, as atividades foram conduzidas por meio de dinâmicas para a apreensão da escala macro – a cidade – até a micro – o terreno para a implantação do parque infantil.  Dessa forma, possibilitou-se a inserção das crianças enquanto protagonistas no projeto processual. A metodologia adotada no presente trabalho se divide em: pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa-participante. Como resultados obtidos, são feitos os apontamentos sobre a importância do protagonismo dos assessorados (as crianças) nas decisões a serem tomadas acerca do seu espaço, além da inserção das temáticas de arquitetura, urbanismo, direitos sociais, políticas públicas, entre outras na educação básica.

Biografía del autor/a

Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis, Instituto Federal Fluminense

Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Morena Gomes Braga, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Ana Paula Lopes Pessanha, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Maria Luiza Marchetti dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Cursando Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Luciano Falcão da Silva, Instituto Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil (Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Citas

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Santos, Carlos Nelson F. dos. (1988). A Cidade como um Jogo de Cartas. Universidade Federal Fluminense: EDUFF; São Paulo: Projeto Editores.

Publicado

2024-01-12

Cómo citar

Reis, M. C. P. L. dos ., Braga, M. G., Pessanha, A. P. L., Santos, M. L. M. dos, & Silva, L. F. da. (2024). Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro: Educação urbana enquanto política. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 5. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3578

Número

Sección

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

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