UMA LINGUAGEM DE PADRÕES PARA MOBILIDADE URBANA:

ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FELIZ, RS

Autores

  • Michelle LEICHTER Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mattheus S. PORTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Matheus L. NOGUEIRA Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Miguel A. SATTLER Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, transporte, Christopher Alexander

Resumo

O planejamento urbano tem um impacto considerável no desempenho econômico das cidades e na qualidade de vida de suas populações. Cidades de pequeno e médio porte, em especial, vêm apresentando crescente urbanização nos últimos anos, sendo essencial que tais municípios programem a ordenação de sua expansão territorial com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o transporte de pessoas e cargas constitui um tema fundamental em direção a tal meta, não só pela sua importância, mas também devido à relevância de se estabelecer uma infraestrutura condizente, que permita alternativas mais sustentáveis de deslocamento em tais áreas em crescente expansão. No entanto, o alcance de eficiência nesse setor é normalmente prejudicado pela limitada disponibilidade de instrumentos de diagnóstico, indispensável para a consequente formulação de planos e projetos. Nesta direção, a obra Uma Linguagem de Padrões, de Christopher Alexander, é amplamente reconhecida por suas propostas de soluções simples, convenientemente formatadas e humanistas, para os complexos problemas de planejamento urbano. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar o sistema de transportes de um município de pequeno porte, Feliz/RS, empregando a lente disponibilizada pela obra de Alexander e assim executar uma análise a partir de padrões relacionados à mobilidade urbana. O presente estudo se concentra nos modais de transporte, investigando correlações que possam ser estabelecidas entre os Padrões de Alexander e normativas e planos municipais, buscando, em paralelo, identificar o seu impacto nos aspectos de planejamento voltados à mobilidade urbana. Por fim, o estudo busca sugerir possíveis diretrizes de planejamento aplicáveis, tanto a Feliz/RS, como a outros municípios de porte semelhante. Os resultados do trabalho mostram que o emprego de padrões espaciais pode orientar a elaboração de planos municipais mais sustentáveis, além de servir de apoio às tomadas de decisão.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

LEICHTER, M., PORTO, M. S., NOGUEIRA, M. L., & SATTLER, M. A. (2023). UMA LINGUAGEM DE PADRÕES PARA MOBILIDADE URBANA:: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FELIZ, RS. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 4, 1086–1099. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2680

Edição

Seção

Cidades e sustentabilidade: resiliência, mobilidade e acessibilidade

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