A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO NA GESTÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO BIM1

Autores

  • Thabata ALBANES Departamento de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437986

Palavras-chave:

BIM, Padronização, Gerenciamento, Implementação, Processo

Resumo

A padronização no processo de Implementação BIM tem se tornado cada vez mais necessária uma vez que otimiza a gestão, verificação e acompanhamento do processo como um todo. Infelizmente, os esforços da padronização no processo inicial de implementação ainda são escassos, uma vez que o foco se volta geralmente somente para a fase projetual, comprovado através dos materiais elaborados até o momento disponíveis como fonte de consulta e orientação. Nesse artigo, será abordado desde o levantamento histórico relacionado ao tema até o estudo realizado com um escritório em fase inicial de implementação BIM. O objetivo é identificar e analisar as principais dificuldades de um processo ultrapassado de gestão e a importância da padronização desde os primeiros passos para a implementação BIM a fim de acelerar e aprimorar o gerenciamento que antecede o início da modelagem do projeto. Para tanto, esse artigo se baseará em pesquisa bibliográfica além de pesquisa com o público-alvo para entendimento prático da concepção e conhecimento acerca do tema em estudo. Ao final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria dos processos de gestão que englobam a metodologia BIM.

Referências

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos(GUIA PMBOK). 6ª ed. 2017.

EASTMAN, C. et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção paraarquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. tradução: Cervantes Gonçalves AyresFilho. et al.]. Porto Alegre. Bookman, 2014.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Coletânea Implementação do BIM paraConstrutoras e Incorporadoras v.4. CBIC, 2016.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. Contratação e elaboração de projetos BIM naarquitetura e engenharia: Coletânea Guias BIM ABDI-MDIC. Brasília, DF. ABDI, 2017.

NATIONAL INSTITUTE OF BUILDING SCIENCES (NIBS). National BIM Standard Version 3. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Guia ASBEA Boas Práticas em BIM. GTBIM.2013.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Caderno de apresentação de projetos emBIM. Santa Catarina: [s.n.], 2014.

PARANÁ. Departamento de Gestão de Projetos e Obras. Caderno BIM de especificações técnicaspara contratação de projetos em BIM – Edificações. Curitiba, PR. Secretaria de Estado de Infraestruturae Logística, 2018.

U.S. GENERAL SERVICES ADMINISTRATION. GSA Building Information Modeling (BIM) Guide Series.

Disponível em: <https://www.gsa.gov/real-estate/design-construction/3d4d-building-informationmodeling/bim-guides> Acesso em: 19 Mai. 2021.

Dormitory Authority State of New York (DASNY). Building Information Model (BIM) Standads Manual.2013.

SENATE PROPERTIES. Common BIM Requirements (COBIM). 2012.

HOOPER, Martin. BIM standardisation efforts - the case of Sweden. Journal of Information Technology inConstruction. 2015. Disponível em: <https://www.itcon.org/paper/2015/21>. Acesso em: 23 Mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

ALBANES, T. (2021). A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO NA GESTÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO BIM1. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437986

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.