MAPEAMENTO E CATEGORIZAÇÃO DAS TDIC PARA APLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438042Palavras-chave:
TDICs, Tecnologias Educacionais, Ensino de Design, Simulação Clínica, Sala de Aula.Resumo
Este artigo é parte de pesquisas de doutorado e tem o objetivo de aprofundar o entendimento do contexto do mundo contemporâneo relacionado com as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Dentro desse cenário, visa identificar tecnologias possíveis de serem aplicadas em ambientes de aprendizagem e mapeá-las em uma linha do tempo. Almeja-se com as pesquisas investigar a inserção das tecnologias digitais no ensino de projeto no curso de Design e na mediação do ensino de Enfermagem por meio de Simulação Clínica. Para o desenvolvimento desse mapeamento, a metodologia usada tem a literatura e pesquisas na internet sobre terminologias e tipologias de TDICs como fonte de dados e análises. Como resultado, apresenta o mapeamento e categorização das TDICs dentro do cenário das tecnologias para a educação. Conclui-se que há uma gama enorme de TDICs disponíveis no cenário contemporâneo que possibilitam metodologias diversas para experiências educacionais inovadoras e envolventes, dando ao professor diversas possibilidades para desenhar suas disciplinas. Na próxima etapa da pesquisa, será investigada também a relação com os espaços de aprendizagem, especificamente nas duas áreas de conhecimento em estudo.
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