O PADRÃO DOS PROJETOS PADRÕES E O ESPAÇO ARQUITETÔNICO DA “CASA DA MULHER BRASILEIRA”

Autores

  • Acácia Regina Resende Setton Universidade Federal de Alagoas
  • Leonardo Ribeiro Maia Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438161

Palavras-chave:

Qualidade, padrão, hierarquia, arquitetura, transcendência

Resumo

O projeto padrão pode ser considerado impessoal, caso seja puramente uma representação gráfica da intenção projetual para determinada função. No entanto, sem a caracterização de um público-alvo, ainda com ausências de informações socioculturais que dependerão de cada região, a padronização genérica e impessoal pode ultrapassar os limites da humanização e ser uma ferramenta para a criação de espaços que não dialogam com seus usuários e ainda reforçam questões relacionadas à hierarquia espacial, insegurança e ausência de privacidade. Através de estudo de caso explanatório, análise de peças gráficas projetuais e revisão bibliográfica, busca-se relações entre temáticas sobre a qualidade funcional do espaço e as definições adotadas em projeto padrão de Arquitetura. Para este artigo, foi adotado como objeto de estudo o projeto arquitetônico padrão da Casa da Mulher Brasileira (instituição pública para atendimento centralizado às mulheres em situação de violência). Algumas problemáticas causadas pela desorganização espacial e fluxos cruzados foram identificadas e, com base nos argumentos apresentados, pretende-se provocar a reflexão sobre a importância da valorização do sujeito no momento da definição de programas de necessidades e setorizações projetuais para evitar prejuízos à apropriação do espaço: fator primordial à confiança e transcendência.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Centro reúne serviços para atender mulheres vítimas de violência no DF.

Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-05/centro-reune-servicospara-atender-melhor-mulheres-vitimas-de-violencia-no-df. Último acesso em 22 de junho de2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15575-4: Edificaçõeshabitacionais – Desempenho. Parte 4: Sistemas de vedações verticais internas e externas -SVVIE. Rio de Janeiro, 2013. 57p.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad.

Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.07-16.

BRASIL, 2021. Inaugurada mais uma Casa da Mulher Brasileira no país. Disponível emhttps://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2021/04/inaugurada-mais-uma-casada-mulher-brasileira-no-pais. Último acesso em 25 de agosto de 2021.

BRASIL, Secretaria de Políticas para as Mulheres (2013 A). Casa da mulher brasileira. Diretrizesbásicas e protocolos de atendimento. Programa Mulher: viver sem violência. Disponível emhttp://www.spm.gov.br/central-deconteudos/publicacoes/publicacoes/2015/diretrizesgerais-e-protocolo-de-atendimentocmb.pdf. Último acesso em 18 de abril de 2018.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais eplanejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996CÔRTES, V.A.S. Violência Doméstica contra as mulheres nas relações íntimas de afeto:influências das estratégias de coping e o impacto no bem-estar subjetivo. Aracaju.

Universidade Federal de Sergipe, 2014.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987GOFFMAN, Erving, 2010. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organizaçãosocial dos ajuntamentos/ Erving Goffman; tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva -Petrópolis, RJ: Vozes - 2010.

PORTAL BB, Licitações Casa da Mulher – RDC Presencial. Disponível em:http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/compras,-contratacao-e-vendadeimoveis/compras-e-contratacoes-para-administracao-publica/licitacoes-casa-damulher/rdcpresencial#/. Acesso em 31 de maio de 2018.

SCHMID, Aloísio Leoni. A idéia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído. AloísioLeoni. – Curitiba: Pacto Ambiental, 2005. Cap.1-3. Pgs 1-141VAN DER VOORDT, Theo J. M; VAN WEGEN, Herman B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário:programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina deTextos, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi - 2.

ed. - Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

19/11/2021

Como Citar

Regina Resende Setton, A. ., & Ribeiro Maia, L. . (2021). O PADRÃO DOS PROJETOS PADRÕES E O ESPAÇO ARQUITETÔNICO DA “CASA DA MULHER BRASILEIRA”. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438161

Edição

Seção

Projetos de edifícios e equipamentos públicos de interesse social