RELAÇÃO ENTRE PROJETO EXECUTIVO E EXECUÇÃO EM UMA VIA REQUALIFICADA NA CIDADE DE PELOTAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438014Palavras-chave:
SBQP 2021, resumo estendido, requalificação urbana, avaliação pósocupação, projetos urbanosResumo
Os ambientes urbanos, sobretudo as vias, são importantes objetos de estudo para a Avaliação Pós-ocupação dado o alto investimento público de recursos financeiros e a gama de usuários que abarcam. A relação entre o projeto executivo e as obras executadas têm grande relevância para apontamentos de diretrizes e melhorias nesses espaços. Esse ensaio objetivou encontrar discordâncias entre projeto e obras entregues em uma via requalificada na cidade de Pelotas/RS e encontrou divergências de projeto e obra, implicando em possíveis problemas de acessibilidade e conforto para os usuários do espaço.
Referências
RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliaçãopós-ocupação. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura eUrbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009.E-book.
ROTTA, Mariana P. A travessia urbana de idosos nas vias requalificadas de Pelotas/RS: comportamentoe percepção de risco. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 202