AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DAS SALAS DE AULA FRENTE ÀS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Carolina Barroso COSTA Universidade Federal de Viçosa
  • Túlio Márcio de Salles TIBÚRCIO Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ambientes de Aprendizagem, Arquitetura Escolar, Sala de Aula, Ensino Médio

Resumo

Essa pesquisa de mestrado, em estágio intermediário, estuda o ambiente escolar. Novas abordagens pedagógicas, aliadas à era da informação e da comunicação, caracterizam um cenário de transformações pedagógicas, sociais, culturais e tecnológicas nas escolas, demandando reflexões sobre o espaço de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, a pesquisa tem como objetivo geral avaliar a adequação do espaço escolar em relação à abordagem pedagógica, frente às novas tecnologias digitais, com foco em salas de aula do ensino médio em um colégio de aplicação, numa instituição federal de ensino. Dentre os objetivos específicos, busca-se avaliar as configurações espaciais das salas de aula; registrar as tecnologias nelas existentes; verificar como este espaço é utilizado pelos usuários; identificar as interações pessoasambiente ocorridas; e avaliar as principais demandas e expectativas de alunos e professores. Com base na psicologia ambiental, utiliza os seguintes métodos: walkthrough, mapeamento tecnológico, mapeamento comportamental, entrevistas e questionários. Resultados desta etapa apresentam o walkthrough realizado com acompanhamento e mapeamento das tecnologias existentes nas salas. Observou-se que o cenário é de pouca inserção tecnológica nos espaços de aprendizagem. Instiga reflexões sobre o processo de ensino do colégio que, mesmo sem uso intenso de tecnologia, apresenta um dos melhores resultados do país. Considerando mecanismos pedagógicos, perceptivos e espaciais, a pesquisa contribuirá com resultados interdisciplinares, que abordam a área de arquitetura e da educação.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

COSTA, C. B., & TIBÚRCIO, T. M. de S. (2023). AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DAS SALAS DE AULA FRENTE ÀS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 622–635. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3169

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.