O ENSINO DO PROJETO FRENTE ÀS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS:
O CASO DA EAU/UFF
Palavras-chave:
Arquitetura, Ateliê, Ensino de projeto, Ferramentas digitais, TecnologiaResumo
O presente trabalho é fruto da pesquisa do Mestrado que está sendo desenvolvida no programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense que foi iniciado em 2018, e se encontra em fase de qualificação. Sua temática analisa as alterações projetuais frente às mudanças que impactaram as formas de concepção arquitetônicas e urbanísticas nas últimas décadas. Na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, o ensino de projeto no ateliê imprime em suas práticas, o reflexo dessa evolução, no entanto, tem apresentado indícios de defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais. Este artigo tem como objetivo o registro da evolução e a adequação dos recursos digitais de apoio ao projeto como exercício acadêmico. Quanto aos procedimentos técnicos, foram feitas consultas em fontes secundárias e primárias. Através de pesquisa bibliográfica buscou-se o estado da arte no assunto. E, em campo, foram analisadas as estações de trabalho e realizada a coleta de depoimentos. Os primeiros resultados apontam para práticas pedagógicas ainda desatualizadas no que tange a tecnologia. Deste modo, pretende-se contribuir para a discussão da evolução digital no ambiente de ensino.