A Abstração das "Formas Livres" nas Obras de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx
LA ABSTRACCIÓN DE LAS “FORMAS LIBRES” EN LAS OBRAS DE OSCAR NIEMEYER, CÂNDIDO PORTINARI Y ROBERTO BURLE MARX
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3652Palavras-chave:
Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, Formas livresResumo
O trabalho consiste num projeto de pesquisa em andamento, em que se investiga determinada aproximação plástica entre as produções de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx. A aproximação formal investigada é a presença recorrente das “formas livres”, que são planos com contorno sinuoso. O trabalho busca compreender o modo como tais elementos formais surgem na obra dos três brasileiros, identificar semelhanças e peculiaridades no modo como são empregados, bem como localizar as referências de tais formas no ambiente internacional da Arte Moderna. Parte da hipótese de que tais elementos têm como origem a arte abstrata europeia do início do século XX (Kandinsky, Picasso, Matisse, etc), mais especificamente a produção de Jean Arp. A justificativa de apresentar tal trabalho neste encontro se dá a partir do entendimento de que a qualidade formal é um dos fatores que garantem a sustentabilidade de um projeto e sua permanência no tempo. Ora, qualidade plástica é o que não falta a tais obras e realizações; é o que tem garantido, inclusive, a sua integração à identidade cultural brasileira. Tal dimensão formal é, justamente, o que se coloca em discussão nesta pesquisa.
Referências
ADAMS, William H. Roberto Burle Marx. The unnatural art of the garden. New York: MOMA, 1991.
AMARAL, Aracy (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
ARANTES, Otília. Resumo de Lúcio Costa. In: GUERRA, A. (org.). Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BILL, Max. O arquiteto, a arquitetura, a sociedade. Habitat, São Paulo, n. 14, 1954.
BORDA, L. O nexo da forma: Oscar Niemeyer, da arte moderna ao debate contemporâneo. Orientador: Domingos Tadeu Chiarelli. 2003. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
BORDA, L. Oscar Niemeyer: entre a expressão subjetiva e a demanda nacionalista. 2019. Trabalho apresentado à Banca de Defesa de Titulação, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
BRITO, Ronaldo. O jeitinho moderno brasileiro. Gávea, Rio de Janeiro, n. 10, 1993.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BURKE, Peter. O que é história cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CAVALCANTI, L.; EL-DAHDAH, F. (org.). Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
CHIARELLI, Domingos Tadeu. De Almeida Júnior a Almeida Júnior: a crítica de arte de Mário de Andrade. 1996. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
D’AQUINO, Flávio. Max Bill, o inteligente iconoclasta. Habitat, São Paulo, n. 12, jul-set. 1953.
DOURADO, Guilherme Mazza. Modernidade verde: jardins de Burle Marx. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
FABRIS, Annateresa. Cândido Portinari. São Paulo: Edusp, 1996.
GIEDION, Sigfried. Burle Marx et le jardin contemporain. Architecture D’Aujourd’Hui, n. 42-43. 1952.
GIEDION-WELCKER, Carola. Jean Arp. Stuttgart: Verlag Gerd Hatje, 1957.
GOLDING, John. Cubism: a history & an analysis, 1907-1914. Reino Unido: Faber Paper Covered Edition, 1959.
GUERRA, A. (org.). Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
LEENHARDT, J. (org.). Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectva, 1996.
MATTELARD, A; NEUVE, É. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola, 2004.
OLIVEIRA, A. Roberto Burle Marx. Vitruvius, São Paulo, n. 2, abr. 2001. Disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/02.006/3346?page=2. Acesso em: 21 jan. 2023.
PORTINARI, João Cândido. Projeto Portinari. Disponível em portinari.org.br. Acesso em: 22 jan. 2023.
PUPPI, Lionello. A arquitetura de Oscar Niemeyer. Rio de Janeiro: Revan, 1988.
ROWELL, Margit. The planar dimension: 1912-1932. from surface to space. New York: Guggenhein Museum, 1979. Disponível em: https://ia800800.us.archive.org/15/items/plana00rowe/plana00rowe.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ZÍLIO, Carlos. A querela do Brasil: a questão da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, de Di Cavalcanti e Portinari: 1922-1945. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1982.