APO DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL
Palavras-chave:
Avaliação Pós-ocupação, Escola, Acessibilidade, Pessoa com DeficiênciaResumo
A acessibilidade espacial escolar significa situar-se, orientar-se no espaço e compreender o que acontece, a fim de encontrar os diversos ambientes com suas diferentes atividades, sem precisar ser auxiliado. Considerando a inclusão de crianças com deficiência, este estudo tem como objetivo analisar as condições arquitetônicas e ambientais no espaço escolar, apresentando os resultados encontrados numa escola municipal do sul do estado de Santa Catarina. O trabalho faz parte de um projeto de extensão (em desenvolvimento), com a parceria do Observatório Social do município, numa investigação ampla das condições de acessibilidade nos edifícios escolares públicos. Os instrumentos metodológicos adotados para a Avaliação Pós-Ocupação baseiam-se na observação do usuário através do método: Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2000) e do pesquisador com a aplicação do check list do Manual de Acessibilidade (DISCHINGER; et al., 2009). Como resultado, apresentam-se princípios e diretrizes para o projeto arquitetônico de escolas acessíveis; e constata-se que as condições ambientais e arquitetônicas da escola apresentam obstáculos à acessibilidade, prejudicando a autonomia dos alunos com deficiência. Sabe-se que garantir o acesso espacial e o uso dos ambientes acredita-se ser uma condição básica para que se alcancem metas maiores de inclusão, vencendo as barreiras atitudinais.