Projetar fora da caixa: reflexões sobre experiência didática com foco na criatividade estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3597

Palavras-chave:

Criatividade, Táticas pedagógicas, Ambiência Criativa

Resumo

Estudos apontam que nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo estimular a atividade criativa ligada a diferentes momentos do processo de projeto pode ajudar os estudantes a expressarem seus pensamentos, adquirirem experiências e conhecimentos essenciais à construção do repertório e à elaboração de respostas coerentes com as demandas do futuro profissional. No entanto, poucos cursos trabalham diretamente esse tipo de conteúdo. Diante disso, este artigo objetiva relacionar ideias-chave e atributos sociais de uma experiência didática ocorrida em disciplina optativa com foco na criatividade estudantil, e cuja metodologia incluiu diversos experimentos de consulta aos estudantes. A turma foi continuamente estimulada a sair da zona de conforto e interagir (como um todo e entre todos), numa relação de troca, em que os estudantes cumpriam as atividades propostas em sala de aula, muitas vezes ultrapassando seus limites físicos. No acompanhamento do semestre foram utilizados registro fotográfico e diário de campo. Os resultados apontam: (i) ideias-chave relacionadas aos atributos potenciais da ambiência criativa; (ii) táticas pedagógicas que colaboraram para que alguns estudantes se sentissem mais criativos ao final do semestre. Dentre as contribuições do texto está a listagem de atividades e estratégias que podem ser aplicadas para potencializar a criatividade.

Biografia do Autor

Natalya Cristina de Lima Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Arquitetura e Urbansimo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Arquitetura e Urbansimo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal - RN, Brasil).

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal - RN, Brasil).

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Souza, N. C. de L., & Elali, G. V. M. de A. . (2023). Projetar fora da caixa: reflexões sobre experiência didática com foco na criatividade estudantil. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3597

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