Projetar fora da caixa: reflexões sobre experiência didática com foco na criatividade estudantil
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3597Palabras clave:
Criatividade, Táticas pedagógicas, Ambiência CriativaResumen
Estudos apontam que nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo estimular a atividade criativa ligada a diferentes momentos do processo de projeto pode ajudar os estudantes a expressarem seus pensamentos, adquirirem experiências e conhecimentos essenciais à construção do repertório e à elaboração de respostas coerentes com as demandas do futuro profissional. No entanto, poucos cursos trabalham diretamente esse tipo de conteúdo. Diante disso, este artigo objetiva relacionar ideias-chave e atributos sociais de uma experiência didática ocorrida em disciplina optativa com foco na criatividade estudantil, e cuja metodologia incluiu diversos experimentos de consulta aos estudantes. A turma foi continuamente estimulada a sair da zona de conforto e interagir (como um todo e entre todos), numa relação de troca, em que os estudantes cumpriam as atividades propostas em sala de aula, muitas vezes ultrapassando seus limites físicos. No acompanhamento do semestre foram utilizados registro fotográfico e diário de campo. Os resultados apontam: (i) ideias-chave relacionadas aos atributos potenciais da ambiência criativa; (ii) táticas pedagógicas que colaboraram para que alguns estudantes se sentissem mais criativos ao final do semestre. Dentre as contribuições do texto está a listagem de atividades e estratégias que podem ser aplicadas para potencializar a criatividade.
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