O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

Palavras-chave:

Arquitetura, Materialismo histórico-dialético, Processo projetual

Resumo

A arquitetura estabelecida por profissionais que se orgulham da alcunha starchitect vem causando grandes prejuízos à sociedade. No entanto, é possível retomar um processo projetual mais consciente das necessidades da sociedade através de uma prática docente baseada no materialismo histórico-dialético proposto por Marx e Engels. Este artigo se baseia em pesquisa bibliográfica, propondo pontos de relevância a serem considerados por alunos e professores no desenvolvimento de uma metodologia de projeto mais consciente sobre suas contradições e transformações. Ao final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria da experiência docente e discente, de forma que o processo projetual se torne mais contemplativo dos desafios enfrentados pela sociedade nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo - RS, Brasil).

Referências

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Publicado

2023-10-28

Como Citar

Freitas, L. dos S. (2023). O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

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