O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

Palavras-chave:

Arquitetura, Materialismo histórico-dialético, Processo projetual

Resumo

A arquitetura estabelecida por profissionais que se orgulham da alcunha starchitect vem causando grandes prejuízos à sociedade. No entanto, é possível retomar um processo projetual mais consciente das necessidades da sociedade através de uma prática docente baseada no materialismo histórico-dialético proposto por Marx e Engels. Este artigo se baseia em pesquisa bibliográfica, propondo pontos de relevância a serem considerados por alunos e professores no desenvolvimento de uma metodologia de projeto mais consciente sobre suas contradições e transformações. Ao final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria da experiência docente e discente, de forma que o processo projetual se torne mais contemplativo dos desafios enfrentados pela sociedade nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo - RS, Brasil).

Referências

BARATTO, Romullo. 200 anos de ensino de arquitetura no Brasil. ArchDaily. 2016. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/793358/200-anos-de-ensino-de-arquitetura-no-brasil>. Acesso em: 15 de maio de 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enade. Brasília, 2019. Disponível em: <https://enade.inep.gov.br/enade>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

CORDEIRO, Caio Nogueira Hosannah. A Reforma Lucio Costa e o ensino da Arquitetura e do Urbanismo: da Escola Nacional de Belas Artes à Faculdade Nacional de Arquitetura (1931- 1945). 2015. p. 219. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2015.

Hyatt Foundation. The Pritzker Architecture Prize. Disponível em: <https://www.pritzkerprize.com/>. Acesso em 20 de maio de 2023.

KESKEYS, Paul. Patrik vs. Pritzker: Schumacher Reignites the Debate Over Political Correctness in Architecture. Architizer. 2016. Disponível em: < https://architizer.com/blog/inspiration/industry/patrik-vs-pritzker/>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

MAHFUZ, Edson. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 045.02, Vitruvius, fev. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 288.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 856.

MIRANDA, Cybelle Salvador. O ensino de arquitetura. Atavismos oitocentistas, pensamento sistêmico e a avaliação do Enade. Arquitextos, São Paulo, ano 19, n. 217.05, Vitruvius, jun. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/19.217/7028>. Acesso em: 15 de maio de 2023.

Zaha Hadid Architects Rejects Patrik Schumacher’s “Urban Policy Manifesto”. World Architecture. 2016. Disponível em <https://worldarchitecture.org/articles/cgfmg/zaha_hadid_architects_rejects_patrik_schumacher_s_urban_policy_manifesto_.html>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

28/10/2023

Como Citar

Freitas, L. dos S. (2023). O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808