Desafios e potencialidades de um projeto As Built colaborativo com o auxílio de tecnologias digitais: um estudo de caso em Gravataí-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3887

Palavras-chave:

as built, fotogrametria digital, processo participativo

Resumo

Este estudo analisa o desenvolvimento do projeto As Built de um condomínio habitacional em Gravataí-RS, realizado de forma participativa e colaborativa entre a Comunidade Autônoma Orquídea Libertária da UFRGS. Tem como objetivo explorar potencialidades e fragilidades dessa prática como atividade não apenas técnica, mas também ético-política. O trabalho envolveu levantamentos diretos e indiretos, utilizando a fotogrametria digital na aquisição de dados, representações gráficas e construção de um memorial, etapas em que estudantes de arquitetura, membros da comunidade e voluntários atuaram juntos, remota e presencialmente. O estudo dessa experiência envolve cinco partes: caracterização do trabalho, contextualização dos ambientes de trabalho, procedimentos realizados, resultados obtidos e considerações finais. Novas aprendizagens e reflexões críticas entre os envolvidos foram construídas, bem como foram abertas perspectivas para futuras investigações e para o enfrentamento de problemas semelhantes no futuro.

Biografia do Autor

Gabriela Linhares da Silva

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

Ana Elísia da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14645: Elaboração do “como construído” (as built) para edificações. Rio de Janeiro 2005.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 84p.

FREITAS, P. M. G. O levantamento arquitetônico em perspectiva crítica: experiências didáticas no canteiro de restauração da Vila Itororó, São Paulo. In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória – UNICAMP, 2016, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2016. p. 1-14.

GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro, Livro Técnico, 197. 270p.

GROETELAARS, N. J. Um estudo da fotogrametria digital na documentação de formas arquitetônicas urbanas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. 257p.

GROETELAARS, N. J. Criação de Modelos BIM a partir de “nuvem de pontos”:

estudo de métodos e técnicas para documentação arquitetônica. 2015. Tese

(Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade

Federal da Bahia, Salvador, 2015. 372p.

SAVIANE, B. M. Levantamento arquitetônico: prática antiga, disciplina contemporânea. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. 405p.

SILVA, G. L. Realidade virtual para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos 3D. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. 350 p.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Associados, 2011. 108 p.

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

Silva, G. L. da ., & Costa, A. E. da. (2023). Desafios e potencialidades de um projeto As Built colaborativo com o auxílio de tecnologias digitais: um estudo de caso em Gravataí-RS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3887

Edição

Seção

TECNOLOGIA - INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO