Desafios e potencialidades de um projeto As Built colaborativo com o auxílio de tecnologias digitais: um estudo de caso em Gravataí-RS
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3887Palabras clave:
as built, fotogrametria digital, processo participativoResumen
Este estudo analisa o desenvolvimento do projeto As Built de um condomínio habitacional em Gravataí-RS, realizado de forma participativa e colaborativa entre a Comunidade Autônoma Orquídea Libertária da UFRGS. Tem como objetivo explorar potencialidades e fragilidades dessa prática como atividade não apenas técnica, mas também ético-política. O trabalho envolveu levantamentos diretos e indiretos, utilizando a fotogrametria digital na aquisição de dados, representações gráficas e construção de um memorial, etapas em que estudantes de arquitetura, membros da comunidade e voluntários atuaram juntos, remota e presencialmente. O estudo dessa experiência envolve cinco partes: caracterização do trabalho, contextualização dos ambientes de trabalho, procedimentos realizados, resultados obtidos e considerações finais. Novas aprendizagens e reflexões críticas entre os envolvidos foram construídas, bem como foram abertas perspectivas para futuras investigações e para o enfrentamento de problemas semelhantes no futuro.
Citas
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14645: Elaboração do “como construído” (as built) para edificações. Rio de Janeiro 2005.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 84p.
FREITAS, P. M. G. O levantamento arquitetônico em perspectiva crítica: experiências didáticas no canteiro de restauração da Vila Itororó, São Paulo. In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória – UNICAMP, 2016, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2016. p. 1-14.
GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro, Livro Técnico, 197. 270p.
GROETELAARS, N. J. Um estudo da fotogrametria digital na documentação de formas arquitetônicas urbanas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. 257p.
GROETELAARS, N. J. Criação de Modelos BIM a partir de “nuvem de pontos”:
estudo de métodos e técnicas para documentação arquitetônica. 2015. Tese
(Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade
Federal da Bahia, Salvador, 2015. 372p.
SAVIANE, B. M. Levantamento arquitetônico: prática antiga, disciplina contemporânea. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. 405p.
SILVA, G. L. Realidade virtual para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos 3D. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. 350 p.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Associados, 2011. 108 p.