AVALIAÇÃO DE REQUISITOS DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores/as

  • Renata Soares Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Matheus Freitas de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Roberto Pereira Andery Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437971

Palabras clave:

Avaliação de projeto, Desempenho em construções, Edifício em instituições de ensino públicas, Requisitos de projeto

Resumen

A delimitação da qualidade do espaço construído passa pela definição do desempenho desejado e no desdobramento deste em requisitos. Estes requisitos relacionam-se com distintos valores e necessidades a serem considerados no projeto, e entre tantos aspectos, este artigo se insere na discussão dos requisitos relacionados ao uso e ocupação, especialmente quanto à manutenção. O objetivo é avaliar um projeto de edificação pública considerando os requisitos de manutenção predial. Para tal recorreu-se a revisão bibliográfica e estudo de caso. Foi feita a avaliação de um projeto de instituição universitária pública, com base nos requisitos levantados na revisão bibliográfica. Notou-se que embora a manutenção tenha impacto em questões importantes como custos operacionais, ela não é suficientemente desenvolvida nas soluções de projeto. Considerando a condição de restrição orçamentária das universidades, é estratégico que os projetos incorporem questões de manutenção com foco não apenas na qualidade do espaço como na redução de custos operacionais.

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Soares Faria, R. ., Freitas de Oliveira, M., & Roberto Pereira Andery, P. . (2021). AVALIAÇÃO DE REQUISITOS DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437971

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