CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID19: O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438045Palabras clave:
Requalificação urbana, Motiv-Ação, Tecnologia SocialResumen
Diante do adverso contexto da pandemia Covid-19, este estudo foi desenvolvido de forma proativa, com o intuito de garantir a continuidade de forma remota aos processos de ensino e aprendizagem. Objetiva-se relatar a capacitação de alunos da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas no uso de uma ferramenta participativa, o Método Motiv-Ação, desenvolvido na Rede Moradia e Tecnologia Social – Morar TS e financiado pelo FINEP. Com caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no método Poema dos Desejos, busca motivar os usuários quanto a requalificação urbana por meio de edição de fotografias digitais baseando-se em interfaces que simulam novas configurações de seus espaços de vivência. A ferramenta foi desenvolvida em ações de pesquisa e de extensão de forma presencial, sendo revisada e adaptada com a finalidade de habilitar o uso para o modo virtual com o objetivo que, após o período pandêmico, os profissionais possam aplicar esta metodologia em suas pesquisas e futuras demandas na docência. A experiência se mostrou positiva devido a participação dos mestrandos nas Diante do adverso contexto da pandemia Covid-19, este estudo foi desenvolvido de forma proativa, com o intuito de garantir a continuidade de forma remota aos processos de ensino e aprendizagem. Objetiva-se relatar a capacitação de alunos da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas no uso de uma ferramenta participativa, o Método Motiv-Ação, desenvolvido na Rede Moradia e Tecnologia Social – Morar TS e financiado pelo FINEP. Com caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no método Poema dos Desejos, busca motivar os usuários quanto a requalificação urbana por meio de edição de fotografias digitais baseando-se em interfaces que simulam novas configurações de seus espaços de vivência. A ferramenta foi desenvolvida em ações de pesquisa e de extensão de forma presencial, sendo revisada e adaptada com a finalidade de habilitar o uso para o modo virtual com o objetivo que, após o período pandêmico, os profissionais possam aplicar esta metodologia em suas pesquisas e futuras demandas na docência. A experiência se mostrou positiva devido a participação dos mestrandos nas
Citas
BORDA, A.B.A.S; Nirce Medvedovski; SOPENA, S.; BROD, Gustavo; TEODORO, Thales. Construçãode cenários motivacionais sob a perspectiva de tecnologias sociais. In: SIGRADI 2014 XVIII.
Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital, 2014, Montevideo. Designin freedom. Montevideo: Manuel Carballa, 2014. v.1. p.491 494FREITAS, C.; CARDOSO, A.; CARDOSO, J.; SILVEIRA, P.; CHIARELLI, L.; SILVA, A. Requalificação dosEspaços Públicos por meios digitais: Oficina na Escola Padre Rambo, Pelotas/RS Desenvolvimentode aplicativo dirigido à motivação para a requalificação urbana baseado em interfacesnaturais. In: CEC III, Pelotas, 2017, Anais... Pelotas: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação eInovação, 2017. p. 117-12KAPP, S.; CARDOSO, A. Marco teórico da Rede Finep de Moradia e Tecnologia Social –Rede Morar T.S. Risco – Revista de Pesquisa Em Arquitetura e Urbanismo. n. 17. p. 94-120. 2013.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/83050. Acesso em: mar. 2021MEDVEDOVSKI, N. S.; KERKHOFF, H. V. ; SOPEÑA, S. M. ; CATHARINA, F. T. S. ; GUIMARAES, E. S. ; ALMEIDA,H. . Diagnostico Rápido Urbano Participativo (DRUP): um relato sobre a ferramenta comoinstrumento para processos participativos em habitação de interesse social- uma açãoextensionista. Expressa Extensão (UFPel), v. 20, p. 99-116, 2015OLIVEIRA JR, W.; GARCIA, D.N.; BORDA, A.B.A.S. Desenvolvimento de aplicativo dirigido àmotivação para a requalificação urbana baseado em interfaces naturais. In: CICXXV,Pelotas, 2016, Anais... Pelotas: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016.
p. 1-4RHEINGANTZ, Paulo A., et al. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para aavaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Coleção PROARQ/FAU/UFRJ, 2009.SANTACATHARINA, R. T.; CARUSO, A. L. M.; SILVA, A. B. A. Colagem como recurso de TecnologiaSocial. In: ENPÓS XVI, Pelotas, 2014, Anais... Pelotas: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação eInovação, 2014. p. 1-4