CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Lívia Pasdiora Universidade Federal do Paraná
  • Eduarda Lauck Machado Universidade Federal do Paraná
  • Adriana de Paula Lacerda Santos

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438018

Palabras clave:

Edificação Educacional, Desempenho, Critérios, Avaliação Pós Ocupacional

Resumen

A avaliação do desempenho em edificações é um aspecto importante dentro do campo da gestão na construção, pois determina diversos fatores, como a eficiência energética da construção, a necessidade de manutenção e o grau de satisfação de seus usuários. A avaliação pós-ocupacional é uma das formas mais populares de análise de desempenho, porém não possui critérios definidos que se adequem a diferentes tipos de edificação, como as educacionais. Portanto, o objetivo deste artigo é conduzir uma revisão sistemática, buscando listar os critérios utilizados na avaliação do desempenho de edificações educacionais. A revisão foi conduzida em quatro bases de pesquisa, e os dados foram analisados conforme a ferramenta 5W1H. Para retirada e quantificação dos dados, as seguintes perguntas foram feitas: Quem escreveu o artigo? (Who); Onde e qual o tipo de edificação escolar foi abordado na pesquisa? (Where); Quando foi publicada a pesquisa? (When); Quais os critérios utilizados para análise? (What) Porque a pesquisa foi desenvolvida? (Why); Quais os métodos que foram utilizados na avaliação? (How). Concluiuse que ainda falta muito para criar uma padronização na avaliação do desempenho de edifícios educacionais, porém uma das melhores ferramentas para conduzir este tipo de avaliação é analisar a opinião dos usuários do edifício

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Pasdiora, L. ., Lauck Machado, E. ., & de Paula Lacerda Santos, A. . (2021). CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438018

Número

Sección

Processos avaliativos: do projeto à pós-ocupação

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