FERRAMENTA FÍSICO-DIGITAL PARA O CO-DESIGN BASEADO EM EXPERIÊNCIA EM ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE

Autores/as

  • Fernando Gargantini Graton Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Bambini Mandola Universidade Estadual de Londrina
  • César Imai Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438144

Palabras clave:

Co-design, realidade virtual, maquete tangível, Estabelecimento Assistencial de Saúde

Resumen

A pandemia do Covid-19 demonstrou a necessidade de mudanças estruturais nos projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Para isso, esse artigo propõe realizar uma simulação em formato de estudo piloto para verificar as vantagens, desvantagens e limitações de uma ferramenta físico-digital que auxilie na representação e comunicação do co-design de EASs. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a utilização da metodologia de Co-design Baseado em Experiência para o planejamento de leiautes de ambientes de saúde. Para isso, foi desenvolvida uma proposta de maquete física tangível interligada a uma Mockup de Realidade Virtual. Os resultados preliminares demonstraram potencialidades e restrições da ferramenta, a qual deverá ser aprimorada para aplicações futuras junto ao público-alvo.

Citas

ARRIGHI, P-A.; MOUGENOT, C. Towards user empowerment in product design: a mixed realitytool for interactive virtual prototyping. Journal of Intelligent Manufacturing. Volume 30, Issue 2,pp 743–754, 2019.

BALTAZAR, A. P.; SOUZA, E. D. M.; PONTES. M. M.; GONÇALVES, F. S.; METZKER, L. S. Ambiente deimersão virtual como ferramenta para mudança de paradigma no processo de projetoarquitetônico: da representação à interação. XVIII Congresso da Sociedade Ibero-americanade Gráfica Digital 2014. Anais... São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em:<http://pdf.blucher.com.br.s3saeast1.amazonaws.com/designproceedings/sigradi2014/0114.

pdf> Acesso em: 25 de mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre oRegulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação deprojetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Diário Oficial da RepúblicaFederativa do Brasil. Brasília, 20 de mar. de 2002.

BULLINGER, H.-J.; BAUER, W.; WENZEL, G.; BLACH, R. Towards user centred design (UCD) inarchitecture based on immersive virtual environments. Computers in Industry. 61, 4, p. 372-379,2010.

CAIXETA, M. C. B. F.; FABRICIO, M. M. Métodos e instrumentos de apoio ao codesign noprocesso de projeto de edifícios. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-131,jan./mar., 2018.

CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G. H.; FABRICIO, M. M. Avaliação pré-projeto por meio demodelos físicos e digitais de EAS. VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento de EdifíciosHospitalares (CBDEH). Anais... Curitiba, 2018.

CAIXETA, M. C. B. F.; TZORTZOPOULOS, P.; FABRICIO, M. M. User involvement in building design:a state-of-the-art review. Pós, Rev. Programa Pós-Grad. Arquit. Urban. FAUUSP. São Paulo, v.26, n. 48, e151752, 2019.

CARVALHO, A. P. A.; VILAS-BOAS, D.; SOUZA, L. M.; FARIAS, P. M. Adaptações deestabelecimentos de saúde durante a pandemia covid-19. Revista Ambiente Hospitalar. n.13- 1º Sem, p. 27-40, 2020.

DARIVA, L. C. T. L; MARCONSINI, C. O estudo dos fluxos no projeto hospitalar: inter-relaçõesentre sistemas de circulação, organização espacial e forma. Revista Ambiente Hospitalar. n.13- 1º Sem, p. 41-51, 2020.

FAY, L.; CARLL-WHITE, A.; HARREL, J. Coming Full Cycle: Linking POE Findings to DesignApplication. Health Environments Research & Design (HERD). 10, 3, p. 83–98, 2016.

FIOCRUZ. Fundação Osvaldo Cruz. Adaptação da capacidade hospitalar em resposta àpandemia por covid-19. Nota Técnica. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:<https://portal.fiocruz.br/noticia/adaptacao-da-capacidade-hospitalar-em-respostapandemia-por-covid-19>. Acesso em: 10 de fev. 202.

FRIEMERT, D.; SAALA, F.; HARTMANN, H.; ELLEGAST, R. Similarities and differences in postureduring simulated order picking in real life and virtual reality. Digital human modeling:applications in health, safety, ergonomics, and risk management. Vol. 10917, 2018, 41-53.

GAGER, M.; KEATING, L.; MOSSOP, D.; WILTSHIRE, M. Quality Time: Using experience-based codesign to capture emergency department staff experience. The Journal of Health Design, 5, 1,p. 215-222, 2020.

HONG, S. W.; PARK, J; CHO, M. Virtual vs. actual body: applicability of anthropomorphicavatars to enhance exploratory creativity in architectural design education. ArchitecturalScience Review, 2019, vol. 62 (6) 520-527.

HQCA. Simulation-based Mock-up Evaluation Framework. Canada: Health Quality Council ofAlberta (HQCA), 2016. Disponível em:<https://hqca.ca/wpcontent/uploads/2018/05/HQCA_SME_Framework_062217S.pdf. >Acesso em: 02 fev. 2021.

HQCA. Healthcare Facility Mock-up Evaluation Guidelines: Using Simulation to Optimize Returnon Investment for Quality and Patient Safety. Canadá: Health Quality Council of Alberta, 2020.

Disponível em: < https://hqca.ca/health-care-provider-resources/frameworks/simulationbased-mock-up-evaluation-framework/ >. Acesso em: 20 de mar. 2021.

IMAI, C. A utilização de modelos tridimensionais físicos em projetos de habitação social: oprojeto Casa Fácil. São Paulo: USP, 2007.

IMAI, C. O sonho da moradia no projeto: o uso da maquete arquitetônica na simulação dahabitação social. Maringá: EdUEM, 2010.

ISHII, H.; ULLMER, B. Tangible Bits: Towards Seamless Interfaces between People, Bits and Atoms.Proceedings of CHI '97, 1997.

MACHRY, H. S.; JOSEPH, A.; ALLISON, D.; BAYRAMZADEH, S. Desenvolvendo e avaliandoprotótipos de uma sala cirúrgica: O uso de simulações em maquetes físicas integradas a umprocesso iterativo de design baseado em evidências. VIII CBDEH, p.77-88, 2018.

MAURYA, S; ARAI, K.; MORIYA, K.; ARRIGHI, P.-A.; MOUGENOT, C. A mixed reality tool for endusers participation in early creative design tasks. International Journal on Interactive Design andManufacturing (IJIDeM). volume 13, p.163–182, 2019.

MYERSON, J.; RAMSTER, G. Workplace health and wellbeing: can greater design participationprovide a cure? In: TSEKLEVES, E.; COOPER, R. (eds) Design for Health. New York: Routledge, p.347–357, 2017.

PEAVEY, E. K.; ZOSS, J.; e WATKINS, N. Simulation and Mock-up Research Methods to EnhanceDesign Decision Making. HERD: Health Environments Research & Design Journal 5, no. 3, p. 133-44, 2012.

RUBIO-TAMAYO, J. L.; BARRIO, M. G.; GARCÍA, F. G. Immersive Environments and Virtual Reality:Systematic Review and Advances in Communication, Interaction and Simulation. MultimodalTechnologies and Interaction, 2017, 1, 21.

SACHS, N. A.; SHEPLEY, M. M.; PEDITTO, K.; HANKINSON, M. T.; SMITH, K. GIEBINK, B.; THOMPSON,T. Evaluation of mental and behavioral health patient room mockup at a VA Facility. HealthEnvironments Research & Design Journal, 2019, Vol. 13(2) 46-67.

SALMASO, J.; VIZIOLI, S. H. T. O uso do modelo físico e digital nos processos de projeto daarquitetura contemporânea. In: Seminário Internacional Representar Brasil, 2., 2013, São Paulo.

Anais... São Paulo: USP, 2013. p.1-15.

SANDERS, E.B.-N. Postdesign and Participatory Culture. Useful and Critical: The Position ofResearch in Design. Tuusula. 9-11, 1999.

SANDERS, E. B.-N., STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign:International Journal of CoCreation in Design and the Arts, v. 4, i. 1, p. 5-18, 2008.

SCHNABEL, M. A. The Immersive Virtual Environment Design Studio. In: WANG, X. e TSAI, J. J.-H.

(Ed.). Collaborative Design in Virtual Environments: Springer Science+Business Media, v.48, 177-191, 2011.

SHAER, O.; HORNECKER, E. Tangible User Interfaces: past, present, and future directions.

Human–Computer Interaction. Vol. 3, Nos. 1–2, 2009.

SILVA, A. B. A., NUNES, C. S.; MEDVEDOVSKI, N. S. Entre o virtual e o tangível: Parametria demobiliário para promover processos colaborativos em contextos de habitação de interessesocial. PIXO, n.17, v.5, 2021.

SOMASUS - Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde, 2021.

Disponível em: < http://somasus.saude.gov.br/somasus/redirect!tamanhoTela.action >.Acesso em: 15 de jun.2021.

SOUZA, M. P. Avaliação comparativa de instrumentos de simulação de projeto habitacional:o modelo tridimensional físico e a realidade virtual. Dissertação (mestrado), PPU/UEL: Londrina,2018.

SUN, C.; HU, W.; XU, D. Navigation modes, operation methods, observation scales andbackground options in UI design for high learning performance I VR-based architecturalapplications. Journal of computational design and engineering, vol. 6 (2) 2019, 189-196.

SVIDT, K., SØRENSEN, J. B. Development of a Virtual Reality Solution for End User Involvement inInterior Design. Virtual Reality - Volume 2 – eCAADe, 2016.

TRISCHLER, J.; PERVAN, S. J.; KELLY, S. J.; SCOTT, D. R. The Value of Codesign: The Effect ofCustomer Involvement in Service Design Teams. Journal of Service Research, Vol. 21(1) 75-100,2017.

WAROONKUN, T. An investigation of nursing staff input for the co-design of an outpatientdepartment. Urbanism. Architecture. Constructions. Vol. 10, Ed. 2, p. 113-122, 2019.

WHO. Word Health Organization. Severe acute Respiratory infections treatment centre.

Geneva, 2020a. Disponível em: < https://www.who.int/publications/i/item/10665-331603. >Acesso em: 10 de fev.2021.

WHO. Word Health Organization. Critical preparedness, readiness and response actions forCOVID-19. 2020b. Disponível em: < https://www.who.int/publications-detail/criticalpreparedness-readiness-andresponse-actions-for-covid-19>. Acesso em 10 fev. 2021.

WINGLER, D.; MACHRY, H.; BAYARAMZADEH, S.; JOSEPH, A.; ALISON, D. Comparing theeffectiveness of four different design media in communicating desired performance outcomeswith clinical end users. Health Environments Research & Design Journal, 2019, Vol. 12(2) 87-99.

YABUKI, N. Impact of Collaborative Virtual Environments on Design Process. In: WANG, X. e TSAI,J. J.-H. (Ed.). Collaborative Design in Virtual Environments: Springer Science+Business Media,v.48, 103-110, 2011.

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Gargantini Graton, F. ., Bambini Mandola, J. ., & Imai, C. . (2021). FERRAMENTA FÍSICO-DIGITAL PARA O CO-DESIGN BASEADO EM EXPERIÊNCIA EM ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438144

Número

Sección

Inovações tecnológicas e de informação no desenvolvimento do projeto

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.