MAPEAMENTO E CATEGORIZAÇÃO DAS TDIC PARA APLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Rodrigo Bicalho Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Talita da Conceição de Oliveira Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • Túlio Márcio de Salles Tibúrcio Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438042

Palabras clave:

TDICs, Tecnologias Educacionais, Ensino de Design, Simulação Clínica, Sala de Aula.

Resumen

Este artigo é parte de pesquisas de doutorado e tem o objetivo de aprofundar o entendimento do contexto do mundo contemporâneo relacionado com as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Dentro desse cenário, visa identificar tecnologias possíveis de serem aplicadas em ambientes de aprendizagem e mapeá-las em uma linha do tempo. Almeja-se com as pesquisas investigar a inserção das tecnologias digitais no ensino de projeto no curso de Design e na mediação do ensino de Enfermagem por meio de Simulação Clínica. Para o desenvolvimento desse mapeamento, a metodologia usada tem a literatura e pesquisas na internet sobre terminologias e tipologias de TDICs como fonte de dados e análises. Como resultado, apresenta o mapeamento e categorização das TDICs dentro do cenário das tecnologias para a educação. Conclui-se que há uma gama enorme de TDICs disponíveis no cenário contemporâneo que possibilitam metodologias diversas para experiências educacionais inovadoras e envolventes, dando ao professor diversas possibilidades para desenhar suas disciplinas. Na próxima etapa da pesquisa, será investigada também a relação com os espaços de aprendizagem, especificamente nas duas áreas de conhecimento em estudo.

Citas

AFONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, Belo Horizonte, v. 4, n.

2, p. 169-184, 2002. Disponível em: http://pbh.gov.br/informaticapublica/ANO4_N2_PDF/ip0402afonso.pdf.Acesso em: 06 abr. 2021.

ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: VILAÇA,M. L. C.; ARAÚJO, E. V. F. (Orgs). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias:UNIGRANRIO, 2016. p. 17-40. Disponível em:http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf. Acessoem: 06 abr. 2021.

BARROS, A. G.; SOUZA, C. H. M. A internet de todas as coisas e a educação: possibilidades e oportunidadespara os processos de ensino e aprendizagem. LINKSCIENCEPLACE - Interdisciplinary Scientific Journal,Campos dos Goytacazes, v. 3, n. 3, p. 31-45, 2016. Disponívelem:http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/249. Acesso em: 08abr 2021.

BENAKOUCHE, T. Redes técnicas/redes sociais: pré-história da internet no brasil. Revista USP, São Paulo, n. 35,p. 124-133, 1997. DOI: v0i35p124-133. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/26923.Acesso em: 1 abr. 2021.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução: Roneide V. Majer. 13ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

CISCO Systems. Cisco Annual Internet Report Complete Forecast Update 2018-2023. San Jose: Estados Unidos,2020. Disponível em: https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/executive-perspectives/annualinternet-report/white-paper-c11-741490.html. Acesso em: 1 abr. 2021.

COSTA, C. G. A. Gestão de mídias sociais. Curitiba: InterSaberes, 2017. E-book.

COSTA, D. M.; LOPES, J. R. Quem forma se forma e reforma ao formar: uma discussão sobre as TICS naformação de professores. In: VILAÇA, M. L. C.; ARAÚJO, E. V. F. (Orgs). Tecnologia, sociedade e educação naera digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016. p. 157-194. Disponível em:http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf. Acessoem: 06 abr. 2021.

CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade, v.

29, n. 105, p. 1023-1042, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a05.pdf. Acessoem: 04 abr. 2021.

DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011. 396 p. Disponível em:https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5190/1/O%20processo%20de%20aprendizagem-repositorio2.pdf.Acesso em: 06 abr. 2021.

GONÇALVES, Ana Sofia Jesus - Da sociedade da informação à sociedade da comunicação: O valor dacomunicação online no quotidiano dos portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de Mestrado.

Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2076>.

JAIME, J. H.; GALÁN, Y. I. J.; FLORES,E. R. Más allá de los procesos de enseñanza-aprendizaje tradicionales:construcción de un recurso didáctico digital. Revista Ibero-americana para La investigación y El desarrolloeducativo, Guadalajara, v. 10, n. 20. p. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v10n20/2007-7467-ride-10-20-e020.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.

47-56, set./dez. 2003. Disponível em: file:///C:/Users/dell/Downloads/6419-10517-1-SM.pdf. Acesso em: 02 abr.2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

EITE, W. S. S.; RIBEIRO, C. A. N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis.

Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 5. n. 10. p. 173-187. 2012. ISSN: 2027-1174.

Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281024896010. Acesso em: 09 abr. 2021.

MACHADO, F. C.; LIMA, M. F. W. P. O uso da tecnologia educacional: um fazer pedagógico no cotidianoescolar. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 2, p. 44-50. 2017. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5280/pdf. Acesso em: 06 abr.2021.

NASCIMENTO, J. E. T. Estudos investigativos sobre a influência das novas tecnologias na educação e naqualidade de vida dos adultos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática).

Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2011.

PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para odesenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, n. 10, p. 151-174. 2010.

Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236652502.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.

PRETTO, N. L.; AVANZO, H. Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão dasinstituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n.

1, p. 190-202. 2018. Disponível em:https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/25939/1/2018_01PrettoAvanzoArqEspacoPedagogico8039-25473-1-PB.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.

RODRIGUES, R. B. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE, 2016. Disponívelem:https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/12/arte_tecnologias_informacao_comunicacao.pdf.Acesso em: 01 abr. 2021.

SANTOS, A. Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no ensino superior. RevistaBrasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 36-46. 2015. Disponível em:https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/839/630. Acesso em: 01 abr. 2021.

SANTOS NETO, E.; FRANCO, E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações:considerações sobre o presente e o futuro. 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19074.Acesso em: 08 abr 2021.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processode ensino. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/rk/v23n3/1982-0259-rk-23-03-429.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.

TIBÚRCIO, T. M. S. The Architecture of the classroom: changes and challenges. In: Designing Value: NewDirections in Architectural Management-Proceedings of the CIB-W096-2005 Special Meeting. 2005. p. 231-238.

Disponível em: https://www.irbnet.de/daten/iconda/CIB5522.pdfTIBÚRCIO, T. M. S. The impact of high-tech learning environments on pupils' interactions. Tese(Doutorado). The University of Reading. United Kingdon. 2008.

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Bicalho Mendes, R. ., da Conceição de Oliveira Fonseca, T. ., & Márcio de Salles Tibúrcio, T. . (2021). MAPEAMENTO E CATEGORIZAÇÃO DAS TDIC PARA APLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438042

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.