MONITORIA E O ATELIÊ DE PROJETO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Ernestina Rita Meira Engel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Raquel Becker Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rafaela Tedeschi Zonatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Renata Franceschet Goettems Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daiane Regina Valentini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angela Favaretto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andréia Saúgo Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438038

Palabras clave:

monitoria, projeto urbano, ensino, planejamento urbano, planejamento da paisagem

Resumen

O formato de ensino remoto, imposto pelo contexto da pandemia da Covid-19, apresenta diversos desafios quanto aos métodos de ensino no campo da arquitetura e urbanismo. Dentre eles, destacam-se as disciplinas práticas projetuais desenvolvidas no modo presencial. No contexto de melhorias e aprimoramento das práticas de ensino, a monitoria acadêmica mostra-se importante para a aproximação entre discentes e docentes. Dessa forma, o objetivo do artigo é relatar e discutir as experiências e a relevância das ações de monitoria no contexto de ensino remoto, especificamente no componente curricular “Projeto Urbano e Paisagem”. Faz-se a apresentação da dinâmica de funcionamento da disciplina, com o relato do desenvolvimento da monitoria de forma remota, bem como as principais ferramentas utilizadas, buscando destacar os pontos positivos e as limitações. A utilização de múltiplas plataformas digitais permitiu o aprendizado acerca de novas formas de ensino-aprendizagem, ampliando os materiais e técnicas e agregando novas dinâmicas nas aulas e atividades. Acredita-se que muitas destas práticas e dinâmicas devam continuar, como a produção de conteúdo didático extra e a organização do material para uso complementar. Além disso, o intercâmbio de ideias e experiências entre discentes, monitores e docentes permite o aprimoramento das práticas de ensino de forma geral.

Citas

CISCO SYSTEMS, INC. Cisco Webex Meetings Versão 41.4.7.10. Califórnia: 2021.

GONÇALVES, et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista doPEMO - Práticas Educativas, memórias e Oralidades, Fortaleza, v.3, n.1, 2021.

GOOGLE, INC. Google Calendar. 2021. Disponível em:<https://calendar.google.com/calendar/>. (a)GOOGLE, INC. Google Meet. 2021. Disponível em: <https://meet.google.com>. (b)GOOGLE, INC. Plataforma Google Maps e Street View. 2021. Disponível em:<https://www.google.com.br/maps/>. (c)MOODLE, ORG. Moodle Acadêmico - Universidade Federal da Fronteira Sul. 2021. Disponívelem: <https://moodle-academico.uffs.edu.br/>.

PROJETO URBANO E PAISAGEM, Projeto e Planejamento da Paisagem. YouTube. Disponívelem: <https://www.youtube.com/channel/UC8IBBDWyRrhH-yQX0eRH6xw>. Acesso em 13maio de 2021.

SEDREZ, M.; CELANI, G. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias:uma abordagem pedagógica contemporânea. Pós. Revista do Programa de PósGraduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 21, n. 35, p. 78–97, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação emArquitetura e Urbanismo do Campus Erechim. Erechim-RS, 2016. Disponível em<https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccauer/2016-0004>. Acesso em: 13 maio de2021.

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Rita Meira Engel, E. ., Becker Miranda, R. ., Tedeschi Zonatto, R. ., Franceschet Goettems, R. ., Regina Valentini, D. ., Favaretto, A. ., & Saúgo, A. . (2021). MONITORIA E O ATELIÊ DE PROJETO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–9. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438038

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.