ESPAÇOS LIVRES PARA BRINCAR:
ESTUDO DA REGIONAL GRANDE IBES, VILA VELHA-ES
Palabras clave:
Espaço público, Infâncias contemporâneas, Cidade InclusivaResumen
Esta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializem o ciclo completo da convivência urbana. Busca realizar uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, tendo como recorte a Regional Grande Ibes, município de Vila Velha-ES, de modo a verificar e compreender de que maneira esses espaços estão incluindo as infâncias contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas metodológicas: Contextualização do tema; Estudo de exemplos de projetos; Mapeamento dos espaços livres para brincar e Análises dos espaços. A análise apresentada, além de fornecer reflexões sobre a qualidade dos espaços para o brincar, indicam que as áreas infantis analisadas necessitam de um novo olhar voltado a atender as reais necessidade deste público.