O ENSINO DO PROJETO FRENTE ÀS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS:

O CASO DA EAU/UFF

Autores/as

  • Luciana DINIZ PPGAU/UFF
  • Joana QUEIROZ PPGAU/UFF

Palabras clave:

Arquitetura, Ateliê, Ensino de projeto, Ferramentas digitais, Tecnologia

Resumen

O presente trabalho é fruto da pesquisa do Mestrado que está sendo desenvolvida no programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense que foi iniciado em 2018, e se encontra em fase de qualificação. Sua temática analisa as alterações projetuais frente às mudanças que impactaram as formas de concepção arquitetônicas e urbanísticas nas últimas décadas. Na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, o ensino de projeto no ateliê imprime em suas práticas, o reflexo dessa evolução, no entanto, tem apresentado indícios de defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais. Este artigo tem como objetivo o registro da evolução e a adequação dos recursos digitais de apoio ao projeto como exercício acadêmico. Quanto aos procedimentos técnicos, foram feitas consultas em fontes secundárias e primárias. Através de pesquisa bibliográfica buscou-se o estado da arte no assunto. E, em campo, foram analisadas as estações de trabalho e realizada a coleta de depoimentos. Os primeiros resultados apontam para práticas pedagógicas ainda desatualizadas no que tange a tecnologia. Deste modo, pretende-se contribuir para a discussão da evolução digital no ambiente de ensino.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

DINIZ, L., & QUEIROZ, J. (2023). O ENSINO DO PROJETO FRENTE ÀS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS:: O CASO DA EAU/UFF. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 714–730. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3177

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.