TECNOLOGIAS DIGITAIS E QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO INCLUSIVO

Autores/as

  • Luísa SILVA Faculdade Meridional IMED
  • Andrea MUSSI Faculdade Meridional IMED
  • Thaísa SILVA Faculdade Meridional IMED

Palabras clave:

Projeto em Arquitetura e Urbanismo, Pessoa com Deficiência Visual, Parâmetros, Codesign, Design Science Research

Resumen

O trabalho apresenta o cenário do uso da programação por arquitetos que criam suas próprias ferramentas de projeto por meio da programação e personalização de plug-ins utilizando um software BIM. Busca identificar de que formas as tecnologias de projeto podem colaborar com a qualificação do mesmo, no que se refere à participação de Pessoas com Deficiência Visual (PcDV) durante todo o processo. Por isso, seu objetivo é identificar parâmetros, mensuráveis para linguagem digital, equalizadores entre normativas, PcDV e projetistas, que visem a qualificação e a inserção de pisos voltados às PcDV. A pesquisa utiliza o codesign para a participação efetiva e prática das PcDV. E, da estratégia do Design Science Research para propor um plug-in para a plataforma Autodesk Revit, utilizando o software Dynamo, que possibilite aos projetistas acessarem parâmetros de piso, diretamente em sua plataforma de projetação que inter-relacione as necessidades espaciais das PcDV e os parâmetros das normas técnicas de forma mais assertiva. O artigo apresenta a programação da ferramenta. Apresentase, portanto, contribuições teórica, prática e acadêmica pois a pesquisa busca ampliar o conhecimento e avança na utilização de formas metodológicas que buscam diminuir as lacunas existentes do problema em questão.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

SILVA, L., MUSSI, A., & SILVA, T. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS E QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO INCLUSIVO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 801–811. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3185

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.