APRENDENDO COM O CONSTRUÍDO:

UNIVERSIDADES PÚBLICAS - UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Haluane Santana de OLIVEIRA Universidade de São Paulo
  • Fabiana Lopes de OLIVEIRA Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Edifícios Públicos, Edifícios Universitários, Avaliação de Desempenho, Avaliação Pós-Ocupação – APO

Resumen

Projetar universidades públicas é desafiador e é essencial desenvolver ferramentas que ajudem a elaborar projetos com melhor desempenho para essas instituições. E para isso, a avaliação de edifícios já em uso pode ser uma importante fonte de dados. Esse trabalho busca analisar edifícios universitários, desenvolvendo instrumentos para avaliá-los que podem também serem aplicados em construções para o mesmo fim, utilizando procedimentos metodológicos da Avaliação Pós-Ocupação (APO). Nesse artigo, são abordados resultados parciais referentes a aplicação de alguns desses instrumentos em um estudo de caso (edifício universitário). Pretende-se assim identificar possibilidades de melhoria para os locais analisados, além de criar parâmetros de avaliação e diretrizes de projeto para novas edificações.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

OLIVEIRA, H. S. de, & OLIVEIRA, F. L. de. (2023). APRENDENDO COM O CONSTRUÍDO:: UNIVERSIDADES PÚBLICAS - UM ESTUDO DE CASO . SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1014–1023. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3204

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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